30 de outubro de 2024

O MaaS pode usar incentivos personalizados para ajudar a reduzir as emissões de carbono?

À medida que a população mundial cresce, muitas das principais cidades estão lutando para encontrar soluções para seus crescentes problemas de trânsito. O setor de transporte emite mais gases de efeito estufa do que qualquer outro setor e responde por cerca de um quarto de todas as emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia ( Our World In Data & WRI ). Os governos de todo o mundo estão procurando resolver o problema, estabelecendo metas exigentes, como o Pacto Verde Europeu da UE, que visa reduzir as emissões dos transportes em 90% até 2050 ( Comissão Europeia ). 

A mobilidade como serviço (MaaS) oferece uma opção viável, principalmente em áreas urbanas. Um aplicativo MaaS permite que os viajantes comparem e combinem todos os modos de transporte disponíveis e planejem, paguem e gerenciem suas viagens. No entanto, isso por si só não garante que as pessoas optem por alternativas ecológicas; encorajar os cidadãos a abandonarem os seus automóveis e a optarem por modos de transporte mais ecológicos não é tarefa fácil. Aqui, exploramos se os incentivos personalizados como parte da solução MaaS podem ajudar as cidades a reduzir as emissões de carbono.

O que são incentivos personalizados?

Incentivos personalizados são quaisquer recompensas que um indivíduo valoriza o suficiente para incentivá-lo a adotar determinados comportamentos. A ideia é fornecer estímulos suaves para modos de transporte mais sustentáveis ​​por meio de feedback e recompensas. Esses empurrões podem ser na forma de mensagens positivas como ‘Muito bem’ ou ‘Você economizou X quantidade de CO 2 ‘ ou pode ser a criação de tabelas de classificação com base em metas de viagem e distintivos para atingir essas metas. Transformar isso em um jogo (conhecido como gamificação) pode torná-lo ainda mais atraente para os usuários. Quanto mais repetem determinados comportamentos ou atividades, mais pontos, prêmios ou reconhecimentos recebem. 

Os incentivos personalizados também podem assumir muitas outras formas. Os pontos poderiam ser oferecidos por cada quilômetro percorrido ou pedalado ou por viagens compartilhadas, que poderiam ser trocados por viagens gratuitas ou descontos em assinaturas MaaS. As recompensas também podem ser associadas a atividades não relacionadas a viagens: seja voluntário em uma organização comunitária por uma hora se você não puder caminhar ou andar de bicicleta devido ao mau tempo em troca de pontos extras que podem ser trocados por fichas de viagem ou dinheiro. Outras recompensas por viajar de forma sustentável podem incluir vouchers personalizados para restaurantes ou lojas. Não faltam opções a serem consideradas.

Os incentivos personalizados funcionam?

Incentivos como esses podem ajudar a aumentar o uso de modos sustentáveis. As pessoas gostam de ser recompensadas, mas também gostam de escolher quais são essas recompensas e como as recebem. É por isso que os incentivos personalizados são importantes, pois são adaptados ao indivíduo.

Uma maneira de ver se os métodos de incentivo são bem-sucedidos é, obviamente, medi-los. Usando dados bancários abertos, APIs e algoritmos para analisar e combinar transações com dados de GPS, os comportamentos individuais de mobilidade sustentável podem ser rastreados para que os incentivos possam ser alocados. Pesquisas na Itália e em outros lugares sugerem que os proprietários de veículos particulares escolheriam modos mais sustentáveis ​​se fossem incentivados a fazê-lo ( Journal of Experimental Innovation ). Um recente teste de MaaS em Sydney também concluiu que os incentivos provavelmente são necessários para mudar o comportamento.

Embora mais pesquisas precisem ser feitas, o incentivo relacionado a negócios e consumidores tem sido usado com sucesso há muitos anos. Pesquisas anteriores mostraram que membros de esquemas de varejo, por exemplo, querem se envolver com programas de fidelidade à marca por meio da tecnologia e não se importam em ter a atividade rastreada se receberem recompensas mais personalizadas ( Bond ). Isso sugere que recompensar os viajantes por suas escolhas de transporte tem uma grande chance de sucesso.

Tornar os incentivos úteis e não prejudiciais

A grande maioria das pessoas usa incentivos para se beneficiar de alguma forma. No entanto, os incentivos devem encorajar um comportamento positivo. Quaisquer recompensas precisam ser relevantes para o indivíduo e também apoiar o objetivo abrangente de reduzir as emissões de carbono. Por esta razão, o tipo de incentivos é importante. 

A incorporação de um sistema de recompensa em um aplicativo MaaS que agrega todo o transporte em uma determinada região – não apenas um único operador – evitaria incentivar qualquer modo individual em detrimento de outros. Em vez disso, modos mais ecológicos, como caminhar e andar de bicicleta, poderiam receber pontos de recompensa mais altos – muito semelhantes ao aplicativo Miles, criado nos EUA ( Imperial College London ) – com opções de uso intensivo de carbono recebendo pontos zero ou muito baixos. Se a personalização for bem feita, poderá criar um sentimento de propriedade entre os usuários e fazê-los se sentirem melhor consigo mesmos, além de reduzir as emissões de carbono.

Uma oportunidade de mudança

Há uma percepção crescente de que novos modelos de mobilidade compartilhada serão fundamentais para apoiar pessoas e cidades no caminho para um futuro sustentável. O setor de mobilidade tradicionalmente se concentra nos aspectos operacionais da oferta de transporte. O MaaS, por outro lado, analisa toda a cadeia de viagens da perspectiva do usuário final, com o objetivo de criar soluções que agreguem valor tanto para o usuário quanto para o provedor.

Juntamente com o big data, ficou mais barato e fácil do que nunca capturar informações detalhadas sobre os

padrões de viagem, criando oportunidades poderosas para incentivar o comportamento. Recompensas personalizadas podem ser um método econômico de incentivar a mudança comportamental para melhorar os resultados. A chave é entender o que motiva o indivíduo. Eles gostam de economizar dinheiro, ser reconhecidos por seus esforços ou querem principalmente se divertir e ser desafiados?

A comunidade e o reconhecimento social são motivadores poderosos, que podem ser amplificados oferecendo recompensas. No entanto, os usuários devem sentir que a recompensa não é apenas um incentivo, mas um reconhecimento do esforço que fizeram. Isso requer uma integração perfeita com sua atividade existente, combinando suas preferências e dando-lhes uma desculpa para se envolver socialmente com outras pessoas que compartilham seus interesses .

O MaaS tem tudo a ver com personalização – e os incentivos podem não apenas aumentar a conscientização sobre o impacto das escolhas de transporte, mas também incentivar as pessoas a realizar ações que de outra forma não fariam. Mudar o comportamento humano pode ser um grande desafio, mas com os incentivos certos podemos chegar lá, um pequeno passo de cada vez.

Artigo publicado em Skedgo

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