Joon vai operar três voos semanais entre Fortaleza e Paris

joon

Cerca de três meses após abrir as vendas para seus primeiros dois voos semanais entre Fortaleza (CE) e a capital francesa – cuja operação começará efetivamente a partir de maio próximo –, a Air France anunciou a abertura de uma terceira frequência de/para Paris a partir de 31 de outubro deste ano e já disponibilizou as vendas das passagens no site da companhia. Os três voos semanais entre a capital cearense e Paris serão operados por uma aeronave de outra companhia aérea recém-lançada pela Air France, a Joon.

Segundo informações da Air France, os voos terão pouco mais de nove horas de duração e acontecerão às quartas, sextas e domingos. Na rota para Paris, a aeronave utilizada será o A340, com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na Business Class, 21 na classe Premium Economy e 227 na Economy.

A Joon iniciou suas atividades na França em 1° de dezembro do ano passado. Inicialmente, a jovem companhia opera voos de média distância, partindo de Paris-Charles de Gaulle e, posteriormente, operará voos de longa distância. Suas rotas de média-distância, no momento, são Barcelona, Berlim, Istambul, Lisboa, Porto, Nápoles, Oslo e Roma.

 

“A Joon tornará o Grupo Air France mais forte. A nova companhia deve contribuir na retomada da ofensiva a longo prazo com uma oferta simples, competitiva e orientada para o crescimento de nosso hub em Paris-Charles de Gaulle, mas também atacar o mercado de voos de média-distância com custos reduzidos. O desafio para a Joon é aumentar a fatia de mercado e a competitividade do grupo perante a concorrência”, declara Jean-Marc Pouchol, diretor-geral da Air France KLM para a América do Sul.

Já a operação da Joon no Brasil é totalmente liderada pela Air France, sua “irmã mais velha”. “Toda a experiência do passageiro antes e depois da viagem será em um ambiente Air France, desde a compra da passagem pelo site da empresa ou pelo agente de viagem de preferência, até a identidade nos aeroportos. As companhias dividem com a KLM o mesmo programa de milhagem, o Flying Blue, que já conta com mais de 27 milhões de membros pelo mundo”, destaca Pouchol.

O primeiro voo da Air France/Joon para Fortaleza acontecerá com a chegada da aeronave Joon ao Aeroporto Internacional de Fortaleza-Pinto Martins, no dia 3 de maio, e seu retorno a Paris, em 4 de maio.

Segundo Pouchol, o plano de operação da Joon é posicionar o Grupo Air France em rotas que, de outra forma, não seriam consideradas pela Air France. “Desta forma, a Joon possibilita inaugurar e manter algumas dessas rotas dentro do Grupo e, logo obter um crescimento favorável em termos de operação. Para a cidade de Fortaleza não será diferente, pois não se trata de substituir a Air France como opção de operação, mas de criar presença no mercado com uma nova ferramenta, com parâmetros espelhados na qualidade já conhecida de Air France”, explica.

Desta forma, a Air France passa a ter o mesmo número de operações da KLM. O Grupo Air France-KLM, portanto, passa a operar seis vezes por semana de Paris e Amsterdã para Fortaleza.

Cargas

O executivo diz estar otimista com as operações de passageiros de/para Fortaleza e antecipa que o plano inclui aproveitar o espaço de porão das aeronaves para alimentar as necessidades dos mercados do Norte e Nordeste do país. “Sabemos do potencial que a região tem para esse tipo de transporte, mas ainda estamos avaliando, em conjunto com o nosso parceiro GOL, como podemos desenvolver o transporte de cargas na região. É cedo para falar em voos específicos para cargas”, avalia.

Sobre a forma de operar da Joon, o objetivo é oferecer produtos e serviços que reflitam os que já são conhecidos da Air France, caracterizando-se como uma companhia aérea que não é de baixo custo, já que terá as classes Business, Premium Economy e Economy na configuração da aeronave. “A Joon é uma marca de estilo de vida e um estado de espírito. Curto, impactante e internacional, o nome Joon foi criado para se identificar com uma audiência mundial. Sua identidade visual tem como base uma cor azul eletrizante que simboliza a atitude dinâmica da companhia. O uniforme dos comissários de bordo da Joon é inspirado nas novas tendências de moda, sendo básico e chique”, descreve Pouchol.

O plano para a Joon é, a longo prazo,  contar com 28 aeronaves. Haverá sete unidades dedicadas à média-distância, do modelo A320, e quatro unidades de longa-distância, do modelo A340, mas o objetivo é atingir 18 aeronaves de média-distância e mais dez aeronaves de longa distância, no modelo A350.

A decisão de abrir mais um voo semanal foi tomada diante da alta demanda registrada nesses três primeiros meses de vendas. “Desde o início das vendas dos voos de/para Fortaleza, observamos que a demanda dos brasileiros por voos internacionais era grande. Nós queremos contribuir ativamente com essa vontade de viajar e, por isso, acrescentamos este voo da Air France”, afirma Pouchol. “O Brasil é um dos nossos mercados prioritários, e queremos oferecer cada vez mais opções aos clientes das regiões Norte e Nordeste, com conexões mais rápidas e otimizadas para a Europa”, ressalta.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta