Jim Hackett é o novo presidente da Ford

Jim Hackett

A Ford anunciou que Mark Fields renunciou ao cargo de CEO da companhia. Com a saída do executivo, Jim Hackett assume a presidência global da montadora.

Hacket, de 62 anos, era responsável pela subsidiária de veículos autônomos da empresa, conhecida como Ford Smart Mobility.

“Reportando-se ao presidente executivo Bill Ford, Hackett liderará as operações mundiais da Ford e 202.000 funcionários a nível global. Ele sucede a Mark Fields, de 56 anos, que decidiu se aposentar da Ford após uma bem-sucedida carreira de 28 anos na empresa”, disse a Ford em comunicado.

Hackett terá três prioridades: aperfeiçoar a execução operacional, modernizar os negócios da Ford – alavancando grandes dados, IA, robótica avançada e impressão 3D – e transformar a cultura da empresa. A ideia é aumentar a agilidade e tornar a montadora capaz de competir com as jovens empresas do Vale do Silício. O objetivo, diz Bill Ford, é “derrubar a hierarquia”.

A Ford Smart Mobility foi formada em 2016 como um esforço para acelerar a metamorfose da empresa em uma empresa de conectividade e mobilidade. Seu objetivo era perseguir agressivamente oportunidades emergentes e “ser um líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, a experiência do cliente e dados e análises”, de acordo com a Ford.

A promoção de Hackett é um sinal claro de que a Ford pensa que a transformação não está acontecendo com a rapidez suficiente. As vendas de automóveis da Ford caíram 25% este ano e a Tesla ultrapassou recentemente a Ford e a GM em termos de capitalização de mercado.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta