Jamef completa 55 anos com expectativa de crescimento ao longo de 2018

jamef

Ações para estreitar o relacionamento com o cliente e o início de operação de uma nova unidade em Barueri, São Paulo, marcaram os primeiros meses do ano para a Jamef Encomendas Urgentes, empresa especializada no transporte de cargas fracionadas que completou 55 anos de atividade em maio último.

Com a expectativa de crescimento ao longo deste ano, a Jamef vem investindo em novas filiais, infraestrutura e tecnologia. A mais nova das 30 unidades operacionais da empresa, a de Barueri, inaugurada este ano, tem 8.000 m2 de armazém, 25.000 m2 de pátio e 60 docas. Essa filial foi idealizada com estrutura preparada para operar coletas e entregas, com agilidade e segurança. “Essa filial viabiliza operarmos em um alto nível de excelência em serviço. Nossos clientes vão experimentar um crescimento significativo em suas performances operacionais e vamos, definitivamente, ter os melhores prazos de entrega do país e precisões sem igual”, promete Michael Oliveira, diretor de operações da Jamef. “Temos planos ousados de crescimento para este ano e para os próximos, então buscamos alternativas para ampliar nossa capacidade e a unidade Barueri atende plenamente às nossas expectativas. Será a filial com maior movimento de cargas do Brasil”, prevê o executivo.

A mais nova das 30 unidades operacionais da empresa, a de Barueri, inaugurada este ano, tem 8.000 m2 de armazém, 25.000 m2 de pátio e 60 docas

A expectativa é movimentar mais de 40 carretas por dia, executar mais de 2 mil serviços entre coletas e entregas e operar com mais de 750 mil volumes por mês, segundo estimativas de Oliveira. Para alcançar essas metas, a empresa investiu em automação e tecnologia de ponta com equipamentos mais modernos.

A transportadora também desenvolveu um programa de aproximação com o cliente para estreitar o relacionamento, convidando-o para conhecer de perto as instalações e estruturas das unidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). “Este ano, completamos 55 anos de atuação no setor de transporte de carga fracionada de alto valor agregado e somos reconhecidos pelos clientes como uma das melhores empresas do segmento”, declara Paulo Nogueirão, diretor comercial e de marketing da Jamef.

As 30 unidades da Jamef somam cerca de 242 mil m2 de área para o manuseio de cargas. “Nosso transporte é feito de modo a integrar mercados, isto é, retiramos os produtos nos fabricantes e distribuidores e entregamos nos pontos de vendas do varejo.  Em 2017, foram mais de 200 mil toneladas transportadas durante todo o ano e, para esse ano, com a retomada do mercado, esse número será bem maior”, estima Nogueirão. A filial Belo Horizonte ocupa uma área de 28 mil m2 dos quais cerca de 6 mil m2 compõem a área do terminal de cargas que é equipado com 60 docas para carga e descarga de mercadorias.

A empresa consolidou-se no transporte de carga fracionada, seca, devidamente embalada e de alto valor agregado. Entre os principais produtos transportados estão eletroeletrônicos e informática, cosméticos e suplementos, calçados e confecção, material elétrico e eletrodomésticos e equipamentos hospitalares. “Como trabalhamos com carga de alto valor agregado, toda carga requer cuidados especiais no manuseio e no transporte por conta da fragilidade dos produtos e também cuidados especiais com a segurança, por isso investimos muito em tecnologia de segurança para evitar roubos”, destaca Nogueirão.

Todos os 1.200 veículos que compõem a frota são rastreados e monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, assim como todos os armazéns são monitorados por câmeras de alta definição. Tudo isso é feito por uma central própria de gerenciamento de riscos, que fica dentro de uma das unidades operacionais da empresa. Os volumes transportados são rastreados de ponto a ponto por etiquetas com código de barras, o que possibilita aos clientes acompanhar todo o trajeto da carga, desde a coleta até a entrega, em tempo real. Para atender a todas as demandas de coletas e entregas, a empresa conta com veículos utilitários, leves, pesados, médios, semirreboques e especiais.

Os veículos têm, em média, três anos de uso e a empresa afirma manter as manutenções preventiva e corretiva dentro de rígidos padrões para evitar acidentes. Essa atitude vai de encontro também à política de sustentabilidade da Jamef, que busca reduzir ao máximo a emissão de CO2 e fazer corretamente o descarte de óleos e pneus. “É uma das formas que temos de fazer algo positivo pelo meio ambiente”, ressalta o executivo.

Outro segmento de mercado que tem se mostrado crescente é o e-commerce. A Jamef atende grandes players do setor de comércio eletrônico, confecção, calçados, material esportivo, entre outros. “Para atender à necessidade e às expectativas dos embarcadores e seus clientes, é preciso oferecer muito mais que um serviço de qualidade. A competitividade desse mercado exige prazos cada vez menores e facilidades tecnológicas que interajam e que integrem o cliente ao seu negócio, por isso, é fundamental que uma empresa de e-commerce trabalhe com uma empresa de transporte de primeira linha que disponha de recursos tecnológicos de ponta”, destaca Nogueirão.

Além do transporte rodoviário feito nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a Jamef oferece a opção de transporte aéreo para todo o território nacional, atendido pela aviação comercial. “Em algumas situações precisamos realizar as entregas com prazos mais curtos e o modal aéreo acaba sendo uma opção. Tendo São Paulo como origem, entregamos em 24 horas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste e em 48h, para o Norte, Nordeste e Sul”, conta Alex Augusto dos Santos, gerente corporativo de parceiros da Jamef. 

História

A Jamef foi fundada por José Alves Martins, em 1963, na cidade de Divinópolis, interior de Minas Gerais, com apenas um caminhão. “Hoje, com 55 anos de existência, a história de sucesso da empresa Jamef Encomendas Urgentes é o resultado de compromisso contínuo com a inovação e capacitação dos colaboradores, fatores que levaram a empresa a ser reconhecida como uma das melhores empresas de transporte de carga fracionada do Brasil, amplamente reconhecida  por sua qualidade e agilidade”, declara Paulo Nogueirão.

“Durante toda a sua trajetória a Jamef sempre esteve à frente de seu tempo, criando oportunidades para manter firme os seus investimentos em infraestrutura, inovação, tecnologia, ações sustentáveis e solução, pontos fortes na empresa”, complementa.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta