Jaguar Land Rover desenvolve tecnologia que compreende suas emoções

A Jaguar Land Rover está pesquisando uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) para entender o estado de espírito do motorista enquanto dirige – e ajustar as configurações da cabine para melhorar seu bem-estar.

A tecnologia usa uma câmera voltada para o motorista e sensores biométricos para monitorar e avaliar o humor do motorista e adaptar uma série de características da cabine, incluindo o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, mídia e iluminação ambiente. As configurações serão alteradas em resposta às expressões faciais do motorista para ajudar a combater o estresse.

sistema de detecção de humor

O sistema de detecção de humor usará as mais recentes técnicas de inteligência artificial para se adaptar continuamente às nuances das expressões faciais do motorista e implementar as configurações apropriadas automaticamente. Com o tempo, o sistema aprenderá a preferência de um motorista e fará ajustes cada vez mais personalizados.

As configurações de personalização podem incluir a mudança da iluminação ambiente para cores calmantes se o sistema detectar que o motorista está sob estresse, selecionar uma lista de reprodução favorita se forem identificados sinais de cansaço e baixar a temperatura em resposta a bocejos ou outros sinais de cansaço.

A Jaguar Land Rover também está experimentando uma tecnologia semelhante para os passageiros do banco traseiro, com uma câmera montada no encosto de cabeça. Se o sistema detectar sinais de cansaço, poderá diminuir as luzes, tingir as janelas e elevar a temperatura nas costas, para ajudar um ocupante a dormir.

O novo sistema de detecção de humor é parte de um conjunto de tecnologias que a Jaguar Land Rover está explorando como parte de sua visão “santuário tranquilo” para melhorar a experiência de dirigir. Projetado para criar um santuário dentro de cada um dos seus veículos de luxo, a fabricante está testando uma ampla gama de recursos de bem-estar para motorista e passageiro, para garantir que os ocupantes estejam o mais confortável possível, enquanto o motorista permanece atento, alerta e em controle.

O software de detecção de humor é a próxima geração das tecnologias voltadas ao motorista da Jaguar Land Rover. A tecnologia Driver Condition Monitor, que é capaz de detectar se um motorista está começando a se sentir sonolento e dá um aviso antecipado para fazer uma pausa, está disponível em todos os veículos Jaguar e Land Rover.

Softwares de detecção de emoções de motoristas e passageiros já vêm sendo especulados desde que os veículos autônomos entraram na pauta do futuro da mobilidade.

Em 2017 a Toyota apresentou o seu Concept-i, um estudo de carro autônomo com inteligência artificial, que aprende com o motorista não só horários e caminhos por onde passa, mas também mapeia as emoções dos passageiros. Por dentro o veículo usa luz, sons e até toques para se comunicar com todos a bordo.

Na mesma linha, a Honda apresentou, no mesmo ano, o seu NeuV (New Electric Urban Vehicle), um carro conceito que pode reconhecer o estado emocional de seus ocupantes e  personalizar suas experiência tanto do condutor quanto dos passageiros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta