Iveco vence licitação de 1.200 ônibus para o programa Caminho da Escola

Iveco Bus 10-190

Montadora venceu uma licitação para a entrega de 1.200 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), baseado no chassis Iveco Bus 10-190, para o programa Caminho da Escola. Os modelos farão o transporte diário de, aproximadamente, 50 mil alunos em regiões rurais do país. 

Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da IVECO, destaca que a marca sempre esteve ao lado do Governo Federal no desenvolvimento do Programa Caminho da Escola. “O caminho para a escola é um desafio para os alunos brasileiros, principalmente os que moram e estudam em áreas rurais. Pensando nisso, concentramos nossos esforços para aprimorar o transporte escolar com um portfólio de qualidade para todos os passageiros do Brasil. Acreditamos que a educação é o caminho ideal para o desenvolvimento das próximas gerações”, diz Perrotta. 

Iveco Bus 10-190

Atualmente, a montadora tem cerca de 8.500 mil veículos em circulação no Brasil por meio do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do DF e estadual de educação básica pública. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte. 

Iveco Bus 10-190 

O modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG) tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem confortável para o ocupante, ao contrário de modelos onde o cadeirante viaja no compartimento traseiro do veículo. 

O produto oferece equipamentos como porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.  Itens importantes completam o pacote: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta