Irizar revela seu primeiro caminhão elétrico

Irizar revela seu primeiro caminhão elétrico

A Irizar, ao inaugurar oficialmente sua nova planta focada em eletromobilidade, também apresentou o ie Truck, seu caminhão 100% elétrico com capacidade para transportar 18 toneladas e que inicialmente, será utilizado em áreas urbanas para a coleta de resíduos.

Segundo Hector Olabe, diretor geral da Irizar e-mobility, o caminhão tem o mesmo motor elétrico e as mesmas baterias usadas nos ônibus elétricos da marca. O modelo também possui um pantógrafo que permite a recarga diretamente pela rede elétrica, semelhante a um trólebus.

O protótipo se diferencia do design tradicional dos caminhões e tem uma cabine para quatro ocupantes e um para-brisa panorâmico, semelhante aos ônibus.

Outra característica herdada dos ônibus é o acesso à cabine, semelhante a um “piso baixo”, que, segundo Olabe, confere ao modelo a menor altura de acesso do mercado. O executivo informa também que o chassi desenvolvido pela Irizar e-mobility, permite qualquer implementação sem a necessidade de adaptações.

A empresa não tem data para colocar o produto no mercado.

A nova planta em Aduna, na Espanha, possui 18 mil m2, fruto de um investimento de 75 milhões de euros, tem capacidade para produzir mil veículos por ano.

No momento, a Irizar produz um ônibus elétrico a cada dois dias e espera duplicar este ritmo de produção até setembro deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta