Grupo VIP adquire 150 ônibus Mercedes-Benz com tecnologia para reduzir o consumo de combustível

O 500 com Sistema de recuperação de energia elétrica RKM

O Grupo VIP, operador do sistema de transporte de passageiros da cidade de São Paulo, acaba de adquirir 150 chassis de ônibus urbanos da linha O 500, da Mercedes-Benz, com carrocerias da Caio Induscar. O cronograma de entrega dos veículos estende-se até março de 2019.

Cerca de 50 unidades desse lote estão equipadas com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM). A empresa já havia adquirido este ano outros 150 ônibus Mercedes-Benz equipados com sistema de desligamento automático do motor (EIS).

Para Roberto Abreu, sócio-proprietário do Grupo VIP, a expectativa é que as novas tecnologias proporcionem ganhos econômicos e ambientais. “Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, ressalta Abreu.

“Pouco mais de um ano após a chegada dessas tecnologias ao mercado, as operadoras já atestam e confiam nos ganhos econômicos proporcionados pelo RKM e o EIS, o que contribui para a rentabilidade operacional. Além disso, o menor consumo leva à redução de emissões, melhorando a qualidade do ar”, destaca Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Entre os maiores operadores de ônibus de São Paulo, o Grupo VIP é responsável por cerca de 200 linhas na capital. Transporta, diariamente,uma média de 1,2 milhão de passageiros. Sua frota é composta por 1.800 veículos, predominantemente da marca Mercedes-Benz, com modelos como o O 500 padron, articulado e superarticulado, modelos da linha OF e cerca de 40 vans Sprinter.

“Nessa frota, são mais de 330 superarticulados e mais de 300articulados”, diz Roberto Abreu. “Aliás, o O 500 superarticulado foi desenvolvido pela Mercedes-Benz a nosso pedido. Temos uma história de mais de40 anos de relacionamento. Como já conhecíamos bem os chassis da marca,solicitamos uma solução que aumentasse a capacidade de transporte de passageiros mantendo apenas uma articulação do veículo. Isso foi atendido plenamente. Aliás, as equipes de engenharia e pós-venda da Mercedes-Benz sempre estão juntas da nossa equipe, não nos deixam na mão”, ressalta.   

Tecnologias direcionada a grandes cidades

Os recursos dos ônibus Mercedes-Benz voltados à redução de consumo e emissões, como o RKM e o EIS ganham importância em metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do Brasil e América Latina.

O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível. Nos testes realizados pela engenharia de desenvolvimento da Mercedes-Benz, foram registradas economias médias de cerca de 2%. Além disso, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

O EIS (Engine Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio demão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias,terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução também acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

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