21 de abril de 2024

França que cobrir estacionamentos com paineis solares

estacionamento com paineis solares

O senado francês acaba de aprovar uma nova legislação que exigirá que todos os estacionamentos com vagas para pelo menos 80 veículos – existentes e novos – sejam cobertos por paineis solares.

O anúncio faz parte de um plano do governo que pretende investir em fontes de energias renováveis e visa multiplicar por dez a quantidade de energia solar produzida no país e dobrar a energia dos parques eólicos terrestres. 

A partir de julho de 2023, os estacionamentos menores que tenham entre 80 e 400 vagas terão cinco anos para se adequar às novas medidas. Os estacionamentos com mais de 400 vagas terão um prazo mais curto: três anos a partir desta data, e pelo menos metade da superfície do parque de estacionamento terá de ser coberta por paineis solares.

estacionamentos com paineis solares

A expectativa governamental, que visa principalmente grandes áreas de estacionamento em torno de centros comerciais e estações de trem, e gerar até 11 gigawatts, o equivalente a dez reatores nucleares, abastecendo milhões de residências.

Outras medidas em discussão incluem a construção de grandes fazendas solares em terrenos baldios encontrados ao longo de rodovias e ferrovias, bem como em terras agrícolas onde for viável. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que qualquer projeto de lei aprovado precisaria garantir dinheiro que garantisse que as comunidades locais se beneficiassem diretamente da mudança energética.

O serviço ferroviário nacional da França, SNCF, também planeja instalar cerca de 190 mil metros quadrados de paineis solares em 156 estações em todo o país até 2025 e 1,1 milhão de metros quadrados até 2030, tudo com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 25%.