O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (21/02) que vai em busca de compradores para que a fábrica da Ford em São Bernardo, no ABC, não seja fechada e deixe cerca de 3 mil pessoas desempregadas ao longo de 2019.
O governador participou de reunião com o CEO da Ford América do Sul, Lyle Watters, o vice-presidente de assuntos governamentais, comunicação e estratégia da montadora, Rogelio Golfarb e o prefeito da cidade, Orlando Morando, para encontrar saídas para a montadora manter suas atividades e não causar um grande problema social.
Fontes da indústria ouvidas pelo FutureTransport, no entanto, acham difícil encontrar algum comprador visto que a montadora já vinha tentando nos últimos anos passar o negócio para outro grupo.
A decisão de fechar sua única operação de caminhões no mundo, no ABC, já vinha sendo estudada há alguns anos pela sede da companhia em Detroit, nos Estados Unidos, em razão de prejuízos e a necessidade de novos investimentos para desenvolver e atualizar a linha de produtos.
No início de fevereiro vários concessionários Ford já encerraram sua atividades, dificultando ainda mais a retomada de uma eventual operação da montadora norte-americana.
Nos bastidores, já começou uma grande disputa entre Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo para disputar o espólio da Ford, que detinha 12% do mercado brasileiro nos segmentos de leves, semileves, pesados e extrapesados.
Faça um comentário Cancelar resposta