O governo mexicano anunciou a criação da LitioMx (um acrônimo de ‘Litio para o México’), uma empresa estatal que deve operar independentemente do ministério da energia, para extrair e comercializar lítio. Pelo decreto assinado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, a matéria-prima será produzida e distribuída exclusivamente pela LitioMx. A empresa pretende iniciar as operações em, no máximo, seis meses.
As leis de mineração foram reformadas no México no início deste ano. Agora, apenas o estado pode explorar, minerar e vender depósitos de lítio. Embora nenhum lítio seja extraído no país ainda, segundo relatos, uma série de acordos já foram concluídos. López Obrador declarou em abril que todos os contratos seriam revistos.
Estimativas do Serviço Geológico Mexicano (SGM) indicam que em 18 estados do país existem depósitos de lítio, chamados por alguns como o petróleo do futuro porque será essencial promover a eletromobilidade e o armazenamento de energia com vistas à realização de diversas atividades.
Só nos depósitos de lítio descobertos pela empresa canadense Bacanora, no estado de Sonora, no nordeste do México, estima-se uma reserva de cerca de 244 milhões de toneladas, o que colocaria estes depósitos como os maiores do mundo.
Para a indústria de baterias e o setor de mobilidade elétrica, a extração de lítio no México seria potencialmente interessante no contexto das novas regulamentações dos EUA, uma vez que México, Canadá e EUA estão vinculados através do acordo de livre comércio NAFTA. As matérias-primas de baterias extraídas no México e no Canadá também atenderia aos novos requisitos dos EUA para o crédito fiscal de VE. Nesse contexto, a Volkswagen e a Mercedes-Benz também concluíram esta semana memorandos de entendimento com o governo canadense para garantir o acesso a matérias-primas de baterias do país.
O México já está acelerando para a mobilidade elétrica. O país abriga uma fábrica da Volkswagen que atualmente está sendo convertida para produzir veículos elétricos, uma fábrica da General Motors, que também está em processo de transição para veículos elétricos, enquanto há rumores de que o mesmo seja o caso da fábrica da BMW existente no país.
Embora isso não signifique necessariamente que as baterias serão fabricadas no México, no ano passado, a fabricante escandinava de baterias Freyr comunicou seu possível interesse em abrir uma fábrica de baterias no país latino. É claro que o lítio extraído pode ser exportado diretamente sem necessariamente ser usado no país, mas cada vez mais países estão procurando usar suas matérias-primas para estimular suas próprias atividades industriais, como Indonésia, com seus grandes depósitos de níquel.
Embora o novo decreto do México afirme que a LitioMx pode trabalhar com instituições públicas ou privadas para minerar lítio, houve uma reação considerável de grupos empresariais. Alguns estão dizendo que a nacionalização do lítio pode desencadear uma disputa constitucional.