Grandes frotistas dos EUA criam aliança pela eletrificação

veículos comerciais elétricos

Nomes de peso como Amazon, AT&T, DHL, IKEA e Siemens anunciaram a criação da Corporate Electric Vehicle Alliance (Aliança Corporativa de Veículos Elétricos) focada em acelerar a transição dos motores de combustão interna de suas frotas para veículos comerciais elétricos.

Uma das metas da aliança, ao assumir compromissos ousados ​​com a eletrificação, é sinalizar à indústria automobilística que há mercado, amplitude e escala para veículos comerciais elétricos – expandindo o argumento comercial para a produção mais diversificada de modelos de veículos elétricos.

A aliança também criará uma plataforma para coordenar o suporte a políticas que possibilitem a eletrificação de suas frotas.

Amazon e Rivian
Amazon anunciou a aquisição de 100 mil vans elétricas da Rivian

Os membros da aliança também têm um claro incentivo econômico para eletrificar suas frotas: os veículos comerciais elétricos apresentam benefícios significativos para as empresas, incluindo economia de combustível e manutenção, redução de emissões de gases de efeito estufa, isenção de dependência de preços voláteis de petróleo e gás, segurança aprimorada do motorista, aumento da reputação da empresa perante à opinião pública e aumento do recrutamento e retenção da força de trabalho.

Fusion e-Canter da DHL

A iniciativa desta união de grandes frotistas americanos se deu graças à Ceres, uma fundação criada em 1989 em Boston, EUA, por um grupo de investidores e ambientalistas que queriam reavaliar o papel e a responsabilidade das empresas como administradores do meio ambiente e agentes de mudanças econômicas e sociais.

Para a fundação, o mercado de veículos elétricos está avançando, mas não com rapidez suficiente para atender às necessidades de todas as empresas. Segundo a Ceres, as montadoras não estão produzindo modelos de veículos elétricos leves, médios e pesados na escala que muitos operadores de frota precisam. Existem também oportunidades para um melhor cenário de políticas estaduais e federais para acelerar o desenvolvimento e a implantação de veículos elétricos e infraestrutura em escala.

Os principais membros da Aliança são a Amazon, AT&T, Clif Bar, Consumers Energy, DHL, Direct Energy, Genentech, IKEA North America, LeasePlan, Lime e Siemens. Esses membros operam algumas das maiores frotas dos EUA. Alguns já assumiram compromissos significativos com veículos elétricos, como a Amazon, por exemplo, que anunciou a aquisição de 100 mil vans elétricas da Rivian.

 “Estamos buscando os mais altos padrões em sustentabilidade de transporte. Mas não podemos chegar lá sozinhos, disse Kara Hurst, chefe de sustentabilidade mundial da Amazon. Estamos ansiosos para trabalhar com outros membros da Aliança para compartilhar as melhores práticas para remover as emissões de carbono de nossos negócios de transporte.”

1 Trackback / Pingback

  1. Portal Estrada - Grandes frotistas dos EUA criam aliança pela eletrificação

Deixe uma resposta