Ford e chinesa Zotye Auto anunciam parceria para fabricar veículos elétricos

ford e zotye auto

A Ford anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile, um dos principais fabricantes de veículos totalmente elétricos de emissão zero na China.

O objetivo do memorando é explorar uma joint venture para o desenvolvimento, produção, comercialização e manutenção de uma nova linha de veículos de passageiros totalmente elétricos na China.

 

Peter Fleet e Jin ZheYong, da Ford e Zotye Auto
Peter Fleet, presidente do grupo Ford para Ásia e Pacífico e Jin ZheYong, presidente da Zotye Auto

“O potencial para lançar uma nova linha de veículos totalmente elétricos no maior mercado automotivo do mundo é um passo emocionante para a Ford na China”, disse Peter Fleet, presidente do grupo Ford para Ásia e Pacífico. “Os veículos elétricos serão uma grande parte do futuro na China e a Ford quer liderar na entrega de ótimas soluções aos clientes”.

A China tem o mercado com o maior crescimento no mundo para os veículos movidos a energias alternativas. A Ford espera que este mercado na China cresça para seis milhões de unidades por ano em 2025, dos quais, aproximadamente quatro milhões serão 100% elétricos.

A Zotye Auto é pioneira no segmento de veículos 100% elétricos chineses e foi uma das primeiras montadoras a produzir veículos de passageiros totalmente elétricos no país. É a líder do mercado no segmento de veículos elétricos pequenos da China. A Zotye comercializou mais de 16 mil veículos totalmente elétricos até julho deste ano, representando um crescimento de 56% ano a ano.

Os veículos produzidos seriam vendidos sob uma marca local, pertencente à nova joint venture, e visariam capturar uma parcela considerável do mercado de veículos 100% elétricos da China. Detalhes adicionais, incluindo informações sobre a marca, os produtos e os volumes de produção, serão anunciados posteriormente, na pendência de um acordo definitivo e aprovação regulamentar.

“O acordo entre a Zotye Auto e a Ford abre a porta para que possamos explorar nossa cooperação no desenvolvimento de veículos de energia limpa”, disse Jin ZheYong, presidente da Anhui Zotye Automobile, com sede em Huangshan, província de Anhui ” Isso nos apresenta uma oportunidade emocionante para aproveitar os pontos fortes de cada um para alcançar uma situação vantajosa para o crescimento de ambas as partes no mercado de veículos elétricos chineses em rápido desenvolvimento “.

Como parte de seu compromisso de eletrificação global, a Ford investiu US $ 4,5 bilhões para fazer veículos elétricos que ofereçam aos clientes mais capacidade, produtividade e desempenho. A Ford planeja apresentar 13 novos veículos eletrificados globalmente nos próximos cinco anos, incluindo um SUV pequeno todo elétrico para ser vendido na Ásia, América do Norte e Europa. A Ford também anunciou recentemente uma ambiciosa estratégia de eletrificação da China e confirmou que 70% de todos os veículos da Ford vendidos na China terão opções de motores eletrificados até 2025.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta