15 de agosto de 2022

Fiat lança utilitário elétrico e-Scudo no Brasil

e-Scudo

A Fiat, empresa do grupo Stellantis, apresentou ao mercado seu modelo elétrico para a sua gama de veículos de carga leve. O e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil, tem uma autonomia 330km e é equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato.

Com propulsor totalmente elétrico, o e-Scudo não emite CO2, ruídos e vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques com torque disponível instantaneamente. O e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico, que garantem a impressionante autonomia do utilitário. 

e-scudo tem autonomia de 330 km
e-

Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.

Importado da França, o e-Scudo ainda é equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).

Além de ter todos os itens da versão térmica, o e-Scudo ainda conta com central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil. 

O novo furgão Scudo entra exatamente na faixa intermediaria, com 6,1 m3 de capacidade volumétrica e foi desenhada para atender a distribuição de cargas nos grandes centros urbanos tem inúmeras vantagens destacadas pelo fabricante, desde uma altura de 1,94 m – o que permite entrar em todas as garagens de shoppings, supermercados, etc. – enquanto os concorrentes ficam acima de 2,30 metros e aí enfrentam problemas pois a medida regulamentar é 2,10 m.

Disponível na exclusiva cor Cinza Artense ou Branco Banchisa, o Fiat e-Scudo possui garantia de três anos ou 160 mil km e a garantia da bateria é de 8 anos. Quanto ao preço, enquanto os modelos à combustão serão comercializados na faixa de R$ 187 mil, o e-Scudo sairá por R$ 329 mil.