FedEx testa robô em entregas rápidas

FedEx testa robô para entregas

A FedEx vai começar a testar a utilização de robôs para entregas rápidas, no mesmo dia da encomenda, de medicamentos, pizzas e outros produtos.

O SameDay Bot, nome com que a FedEx batizou o robô, é movido a bateria, tem uma velocidade máxima de 16 km/h e é autônomo, o que significa que ele pode se orientar entre os pedestres e o tráfego usando uma combinação de sensores LIDAR como os encontrados em carros autônomos e câmeras comuns.

O robô da FedEx vai começar operar em pequenas entregas em Memphis, EUA, onde está instalada a sede da companhia mas, quando obtiver aprovação do governo local,  começará a ser testado em outras cidades do país.

Depois de descobrir que, em média, mais de 60% dos clientes dos fornecedores moram a menos de cinco quilômetros do local da loja, a FedEx viu a oportunidade de criar um serviço de entrega hiper-local sob demanda.

O robô pode viajar pela calçada e ao longo das vias para entregar com segurança os embarques em pequena escala, diretamente de um depósito ou loja até a porta do cliente, a chamada última milha.

Brie Carere, CMO da FedEx, revelou que um dos objetivos da empresa é estabelecer parcerias com varejistas para testar a entrega de compras no próprio dia.

Entre as empresas parceiras da FedEx nos testes deste robôs estão a Pizza Hut e o Wallmart. Carere acredita que no futuro, as próprias empresas varejistas terão frotas destes robôs para fazerem as suas entregas e modificá-los de acordo com suas necessidades como, por exemplo, com um compartimento de carga refrigerado para a entrega de produtos congelados ou um compartimento aquecido para a entrega de pizzas.

O SameDay Bot possui câmeras e alto-falantes para navegar pelas rotas e para se desviar ou avisar os pedestres com que se possa cruzar durante o percurso.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta