FCA na mira de montadoras chinesas

FCA na mira de montadoras chinesas
Sergio Marchionne, CEO do grupo FCA

Representantes de uma fabricante de automóveis chinesa fizeram uma oferta este mês para comprar a Fiat Chrysler Automobiles, afirma a agência de notícias Automotive News.

Segundo a agência, executivos da FCA viajaram para a China para um encontro com representantes da Great Wall Motor Co., a maior montadora do país, e delegações chinesas foram vistas na semana passada na sede da FCA em Auburn Hills, Michigan.

As fabricantes chinesas, segundo a agência, estariam sob pressão do governo para expandir suas ações para fora da China. Uma diretriz governamental denominada China Outbound incentiva empresas chinesas a adquirir ativos internacionais de suas indústrias e operá-los, como fez a Geely desde a aquisição da Volvo em 2010.

Um relatório da Bloomberg informou na semana passada que as empresas chinesas planejam gastar US $ 1,5 trilhão adquirindo empresas estrangeiras na próxima década –  um aumento de 70% em relação aos níveis atuais.

De acordo com uma fonte ouvida pela Automotive News, a venda da FCA provavelmente envolveria as marcas Jeep e Ram altamente lucrativas, bem como Chrysler, Dodge e Fiat. Maserati e Alfa Romeo seriam excluídas, assim como a Ferrari para maximizar os retornos da Exor, holding controlada pela família Agnelli, fundadora da Fiat.

Por fim, a Automotive News atribui o grande interesse dos chineses pela FCA devido a grande rede de concessionárias e os produtos globais da marca, especificamente Jeep e Ram, atenderem aos requisitos que o governo chinês estabeleceu como sendo aquisições atrativas para o país asiático. Para se ter uma ideia, só nos Estados Unidos, existem hoje 2.600 revendas das marcas pertencentes à FCA.

O continente latino-americano também é visto como estratégico pelos chineses, principalmente a operação da Fiat do Brasil.

No início deste ano, rumores apontavam que a FCA estaria negociando suas operações com a Guangzhou Automotive Group China (GAC), que já é sócia da FCA e produz os modelos Jeep Cherokee e Renegade na China.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta