Startups brasileiras mostram as fazendas inteligentes na Agrishow

fazendas inteligentes

Soluções aplicáveis à agricultura de precisão, monitoramento de irrigação, sistemas de gestão e drones. Estes são alguns dos avanços tecnológicos aplicados ao campo que a “Fazenda Inteligente” apresentará, durante o Agrishow 2017.

O projeto “Fazenda Inteligente: o futuro chegou” faz parte de um grupo formado por seis startups que tem o objetivo de divulgar os avanços tecnológicos que podem ser aplicados no campo, além de mostrar o uso e a integração dessas tecnologias e sistemas para que os produtores rurais possam aproveitar ao máximo, suas propriedades e usufruir de todos os recursos oferecidos por essas soluções digitais.

Após um extensivo trabalho de pesquisa, além da vivência dos problemas no campo, as startups Aeagro, Agrosmart, Horus Aeronaves, Ibra, InCeres e Speclab, desenvolveram soluções aplicáveis à agricultura brasileira.

A maioria das soluções existentes no mercado são desenvolvidas no exterior, explica Leonardo Menegatti, CEO da InCeres, o que não leva em conta a nossa maneira de pensar, nosso solo e as necessidades locais.

Segundo o empresário, o diferencial do pool de startups é que todas as tecnologias foram criadas com foco na agricultura tropical e visam resolver problemas específicos da agricultura brasileira, muito diferente das soluções que são importadas de outros países.

“Portanto, são muito familiares para um agrônomo ou outro usuário utilizá-las, porque elas foram derivadas dos problemas que eles sentem. Isso nos torna diferentes de tudo o que está sendo feito no mundo e está sendo importado”, conclui Menegatti.

As novas tecnologias, que serão apresentadas durante a feira, estarão reunidas em um estande conectado e interativo, onde os visitantes poderão saber mais sobre cada uma das plataformas e acessar uma sala de comando, onde podem testar e conhecer, na prática, os benefícios que elas podem oferecer.

Drone Maptor Agro, da Horus Aeronaves
Drones

A Horus levará à Agrishow, o drone Maptor Agro, desenvolvido especialmente para o agronegócio brasileiro. O seu principal diferencial é uma câmera multiespectral, que possui 5 sensores individuais, capazes de captar diversas bandas e espectros da imagem, gerando informações e dados que podem ser interpretados por uma plataforma online da empresa.

Fabrício Hertz, diretor executivo da Horus Aeronaves, ressalta que o setor demonstra grande interesse no desenvolvimento de novas tecnologias para a sustentabilidade das atividades no meio rural.

“Nossa proposta é apresentar tecnologias inovadoras no espaço Fazenda Inteligente, promovendo a integração dos produtores com essas novas ferramentas”, acrescenta Hertz.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta