Quando o assunto é inovar e imaginar o futuro do transporte, ideias criativas como esta chamam a atenção. A Node Air, uma empresa sediada na Flórida (EUA), acaba de apresentar um projeto composto por cápsulas destacáveis que podem se conectar a veículos aéreos ou terrestres, de acordo com a necessidade.
A ideia, parecida como a apresentada pela EmbraerX em seu conceito Pulse, visa acabar com a logística terrestre de embarque e desembarque. O eVtol da Node Air nada mais é do que um sistema de cápsulas onde pessoas e cargas não precisariam mais ser transferidas do veículo terrestre para o aéreo e de volta ao terrestre toda vez que voam.
Por que não deixá-los onde estão, em uma cabine ou cápsula de carga que pode se conectar rápida e facilmente a veículos terrestres e aéreos?
O chassi de solo liberaria o pod e a fuselagem o agarraria com segurança por cima. Com sua própria bateria, ele o levaria até o seu destino, onde deixaria seu pequeno casulo em outro chassi terrestre, que por sua vez o levaria ao seu destino. Uma jornada de três etapas sem ter que sair da poltrona, uma viagem eficiente e de longo alcance sem o incômodo do tráfego.
Ou ainda, uma cápsula pode estacionar à sua porta para buscá-lo. Montada sobre um chassi de skate EV que tem suas próprias baterias, motores, sensores, direção e mecanismos de controle embutidos, a cápsula o transportaria por terra até um ponto de decolagem.
A Node Air, informa que está trabalhando para concretizar essa visão e até sugere sua utilização por grandes empresas. Da Amazon, DHL, até a Agência de Refugiados do ACNUR, todos eles recebem renderizações utilizando o sistema.
A empresa acabou de se associar à também estadunidense JetX, que desenvolve projetos de eVtol, na tentativa de transformar em realidade o transporte modular aéreo-terrestre.
O evtol da Node Air ainda é só um projeto e, por enquanto, fica a certeza que ambas empresas sabem fazer renderizações descoladas.