A Boeing concluiu com sucesso o primeiro vôo de teste de seu protótipo de veículo aéreo de passageiros autônomo (PAV) em Manassas, Virgínia.
A Boeing NeXt, que lidera os esforços de mobilidade aérea urbana da empresa, utilizou a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, para projetar e desenvolver a aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) e continuará testando a segurança e a confiabilidade do transporte aéreo autônomo sob demanda.
O protótipo do PAV completou uma decolagem controlada, pairando e pousando durante o vôo, que testou as funções autônomas e os sistemas de controle de solo do veículo. Os voos futuros testarão o voo direto com asas, bem como a fase de transição entre os modos vertical e de vôo direto. Essa fase de transição é tipicamente o desafio de engenharia mais significativo para qualquer aeronave VTOL de alta velocidade.
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“Em um ano, evoluímos de um projeto conceitual para um protótipo voador”, disse o diretor de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop. “A experiência e a inovação da Boeing têm sido fundamentais no desenvolvimento da aviação como a forma de transporte mais segura e eficiente do mundo, e continuaremos a liderar com uma abordagem segura, inovadora e responsável para novas soluções de mobilidade”.
Alimentado por um sistema de propulsão elétrica, o protótipo PAV é projetado para um vôo totalmente autônomo de decolagem a pouso, com alcance de até 50 milhas (80,47 quilômetros). Medindo 9,44 metros de comprimento e 8,53 metros de largura, sua fuselagem avançada integra os sistemas de propulsão e de asa para obter um vôo eficiente e avançado.
“Isso é o que a revolução parece, e é por causa da autonomia”, disse John Langford, presidente e diretor executivo da Aurora Flight Sciences.
“A autonomia certificável vai tornar a mobilidade aérea urbana silenciosa, limpa e segura possível”.
O voo de teste representa o marco mais recente para o Boeing NeXt. A divisão trabalha com agências reguladoras e parceiros do setor para liderar a introdução responsável de um novo ecossistema de mobilidade e garantir um futuro em que veículos aéreos autônomos e pilotados coexistam com segurança.
Além do PAV, o portfólio da Boeing NeXt inclui um veículo aéreo de carga totalmente elétrico não tripulado (CAV, da sigla em inglês de Cargo Air Vehicle) projetado para transportar até 226,80 kg e outras plataformas de mobilidade urbana, regional e global. O CAV completou seu primeiro vôo interno no ano passado e fará a transição para testes de vôo ao ar livre em 2019.
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