A primeira estrada eletrificada, capaz de carregar os EVs enquanto eles a atravessam, foi inaugurada esta semana em Estocolmo, na Suécia.
Embora a estrada – que liga o aeroporto de Estocolmo Arlanda a um centro logístico nas proximidades – tenha apenas dois quilômetros de extensão, é um avanço significativo no plano estratégico da Suécia para energia e mudança climática.
O país pretende se tornar independente dos combustíveis fósseis até 2030 – uma tarefa que exigirá uma redução de 70% nas emissões do setor de transporte. Uma vez expandidas, as estradas e rodovias elétricas na Suécia tornarão conveniente a carga de veículos elétricos e facilitarão a transição do país dos veículos com motor de combustão tradicional.
O sistema funciona através da transferência de eletricidade de um trilho subterrâneo para o veículo, por meio de um braço flexível.
“Não há eletricidade na superfície”, explicou Hans Säll, executivo-chefe da eRoadArlanda, empresa responsável pela construção da rodovia. “Há duas faixas, como uma tomada na parede. Cinco ou seis centímetros abaixo é onde a eletricidade está. Mas se você inundar a estrada com água salgada, então descobrimos que o nível de eletricidade na superfície é de apenas um volt. Você poderia andar descalço.
A Suécia e a Alemanha estão em discussão para, eventualmente, construir uma rede de estradas eletrificadas para encorajar a adoção de veículos elétricos em toda a Europa.
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