Espaço Totvs amplia a produtividade do presente e do futuro

Espaço de Experiências Sensacionais para o Supply Chain da Totvs

Como a Tecnologia da Informação (TI) atua para resolver problemas, apontar soluções e melhorar a rentabilidade dos negócios em diferentes setores da economia. Para deixar isso mais claro e lúdico a seus clientes, a Totvs criou o que ela chama de Espaço de Experiências Sensacionais para o Supply Chain em sua nova e imponente localizada na Zona Norte de São Paulo.

Em cerca de 150m², foram desenvolvidos cenários que ilustram como os softwares podem contribuir para dar maior eficiência ao supply chain (na agroindústria, manufatura e logística), no segmento de varejo (moda, alimentação, supermercado e empório), saúde e serviços profissionais, como educação, construção&projetos, hospitalar e jurídico.

Toda jornada de apresentação ainda passa por uma mesa interativa, uma tela touche screen de 70 polegadas, que retrata a “Cidade TOTVS” em 3D, com simulações gráficas, vídeos e demos de todos os setores em que a companhia atua. O objetivo é mostrar a integração das cadeias e como elas podem ficar mais harmoniosas e eficientes.

Alguns processos mostrados pela Totvs na apresentação a jornalistas mostram que vários setores no Brasil ainda estão num estágio muito primário, na era de processos contabilizados no papel. Por isso, há diferentes soluções, desde os mais básicos até mais avançados. Na manufatura, por exemplo, ainda falta uma maior integração entre máquinas e informação, facilitando a operação e aumentando os resultados econômicos e sociais.

“Conhecimento gera conhecimento, que se transforma em produtividade”, afirma Gustavo Bastos, vice-presidente de Supply Chain da Totvs. “Nossos algoritmos atuam o tempo todo para descartar falhas, apontar soluções e trazer resultados para os nossos clientes. Desenvolver processos que não resultem ganhos não faz sentido para a Totvs, que tem como missão trazer inovações com rentabilidade”, reforça.

Na sala de experiências, a companhia preparou um espaço do agronegócio, com tecnologias voltadas a conceitos como: coleta de dados no campo através de controle de pragas e doenças; gestão em tempo real de máquinas e aplicações de insumos; uso de planejamento estratégico e gestão através do uso de mapas e indicadores, entre outras ferramentas para a prática da agricultura digital.

Retratando a manufatura avançada, a empresa demonstra a fabricação de um produto real, em impressora 3D, com a interação de um robô colaborativo, que auxilia os processos na esteira de montagem – tudo integrado a monitores, que mostram a ordem de produção em tempo real.

Com controle e automação do chão de fábrica; a ideia é retratar a logística 4.0, onde os processos de expedição e carregamento se dão por meio de coletores de dados, além dos fluxos de recebimento e armazenamento – tudo via rádio frequência e 100% automatizado. Também é possível ver como utilizar a tecnologia 3D para fazer o melhor arranjo de cargas para as viagens, pensando na fragilidade dos produtos e rotas de entrega.

 

A Totvs entende que na Logística 4.0 todos os processos de recebimento e armazenagem são automatizados, inclusive no controle de pátios e portarias, e o coletor de dados por rádio frequência passa a ser protagonista nas atividades de conferência.

No espaço de experiências, a empresa apresenta a solução de Cockpit Comercial, que faz a gestão do relacionamento com o cliente, com foco na área comercial – é possível ter uma visão 360º do cliente, desde a geração da demanda, prospecção, planejamento estratégico, geração da venda, até a análise de desempenho dos vendedores.

 


O Cockpit Logístico, por sua vez, permite uma visão 3D da carga, para o melhor arranjo das mercadorias, de acordo com a fragilidade e rota de entrega. Também demonstra a aplicação SmartAnalytics, que consolida informações da empresa em dashboards dinâmicos e intuitivos, 100% na nuvem e, por isso, à disposição do gestor logístico em qualquer lugar e hora.

“Muitos falam sobre experiências de uso, mas, hoje, a Totvs consolida um espaço único e totalmente diferenciado, materializando todo o seu discurso de transformação digital, para que as inovações tecnológicas possam ser vivenciadas na prática. Pensamos o ambiente de Supply Chain com muito cuidado, para demonstrar a abrangência de atendimento da companhia e a forma como as áreas se complementam. Agora, as empresas podem ver e testar, realmente, todos os benefícios desses avanços para os negócios”, diz Bastos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta