Empresa chinesa de tecnologia adquire 5% da Tesla

Tesla

A empresa chinesa de tecnologia Tencent anunciou a compra de 5% das ações da Tesla, por 1,7 mil milhões de dólares, tornando-se assim um dos maiores acionistas da empresa.

A Tencent adquiriu um total de 8.167.433 ações da Tesla. A compra destas ações fez o valor da empresa americana em bolsa subir 3%, tornando-se a segunda montadora mais valiosa dos Estados Unidos, à frente da Ford.

Apesar de ser o maior, este não é o primeiro investimento da Tencent na indústria automobilística. A empresa chinesa tem uma quota na Didi Chuxing, segunda maior companhia de transporte urbano por aplicativo do mundo – o equivalente chinês ao Uber –, que serve 400 milhões de utilizadores em 400 cidades naquele país e a Lyft, maior rival do Uber nos Estados Unidos.

O acordo dá à Tencent, com sede em Shenzhen, uma presença crescente no setor de mobilidade que está em rápida expansão, com investimentos em startups norte-americanas e chinesas que fornecem serviços de compartilhamento de caronas e estão desenvolvendo veículos elétricos autônomos.

O investimento da Tencent também fornece à Tesla recursos adicionais no momento em que a montadora da Califórnia se prepara para ampliar o volume de produção e lançar o novo Model 3.

Fundada em novembro de 1998 pelo empresário Ma Huateng, a Tencent é uma das maiores companhias de tecnologia da Ásia, mais conhecida pelo aplicativo de comunicação WeChat, semelhante ao WhatsApp.

Com um valor de mercado de 275 bilhões de dólares, a Tencent tem cerca de seis vezes o tamanho da Tesla, que ao superar a Ford, alcançou um valor de mercado de 46 bilhões de dólares

Com o investimento, a Tencent se tornou o quinto maior acionista da Tesla, atrás do fundador Elon Musk e das companhias de investimentos Fidelity, Baillie Gifford e T. Rowe Price.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta