14 de abril de 2024

Embraer anuncia fábrica de eVtols em Taubaté

Fábrica de eVtols em Taubaté

MOBILIDADE AÉREA – A Embraer e sua subsidiária de mobilidade urbana Eve anunciaram que construirão uma fábrica de eVtols em Taubaté, SP com previsão de começarem a decolar já em 2026.

A fábrica de eVtols em Taubaté se beneficia de uma localização logística estratégica, com fácil acesso por duas rodovias e proximidade a uma ferrovia. Outra vantagem significativa é a proximidade da região com a sede da Embraer em São José dos Campos e com a equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos produtivos, aumentando a agilidade e a competitividade da Eve.

Os veículos de passageiros semelhantes a drones, que se assemelham a pequenos helicópteros, serão inicialmente utilizados em frotas de táxis, com os primeiros voos a custarem entre 230 e 477 reais por pessoa por viagem.

Embraer anuncia fábrica de eVtols em Taubaté

Os voos iniciais terão um piloto, mas um lançamento posterior de veículos auto pilotados também está nos planos. Cada eVTOL pode transportar de quatro a seis passageiros.

Os veículos serão 100% elétricos, permitindo voos livres de emissões.

A Embraer disse que já recebeu pedidos de 2.850 eVTOLs no valor de cerca de US$ 1,5 bilhão de 28 clientes em vários países, incluindo operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de compartilhamento de voos.

 “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana”, disse o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

A vice-presidente de gerenciamento e operação de programas de Eve, Alice Altissimo, acrescentou: “Estamos equipados para dimensionar com eficiência o volume de produção de forma sustentável para atender às demandas de um mercado em crescimento”.

A Eve Air Mobility foi criada em 2017 pela Embraer como uma aceleradora do desenvolvimento de mobilidade aérea urbana. Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.