Aproveitando o entusiasmo chinês para veículos elétricos a Audi apresentou, no Salão de Xangai 2017, o e-tron Sportback, um conceito de veículo elétrico que poderá entrar em produção após a introdução de toda a linha elétrica e-tron SUV, programada pela montadora para chegar em 2018.
Dietmar Voggenreiter, membro da administração da Audi, explicou a razão que levou a marca alemã a apresentar este conceito na China: “Tomamos uma decisão consciente de estrear o Audi e-tron Sportback na China porque este é o maior mercado mundial para veículos elétricos. E isto aplica-se tanto à infraestrutura como às vendas. Já existem cerca de 150 mil postos de carregamento no país, com mais 100 mil a serem instalados até ao final do ano. Nós estamos bem equipados para este rápido crescimento. Nos próximos cinco anos vamos lançar cinco modelos e-tron na China, incluindo modelos com mais de 500 km de autonomia, como o e-tron Sportback.”
O e-tron Sportback usa um motor elétrico no eixo dianteiro e dois na traseira, enviando energia para todas as quatro rodas. A Audi estima as potências de saída em 320 quilowatts (429 cavalos de potência), com 350 kw (496 hp) disponíveis, usando o modo “boost”, permitindo que o e-tron Sportback Concept atinja um tempo de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
O e-tron é o primeiro carro a possuir faróis totalmente de LED – até o logo da marca na dianteira fica iluminado. Além disso, a Audi criou uma tecnologia de luz digital de matriz (DML) que consiste em projetores de laser de alta resolução. Em passagens estreitas, esses feixes de luz podem projetar na estrada a largura necessária para que o carro passe sem colidir. Abaixo das luzes diurnas, 250 LEDs compõem dois grandes campos de luz que podem exibir uma série de gráficos, letras e números, permitindo que o motorista se comunique com quem está fora do carro.
O design do e-tron Sportback não se afasta da família, apresentando sinais semelhantes aos outros cupês de quatro portas da marca. Suas proporções estão mais próximas das de um SUV, porém, com grandes rodas de 23 polegadas preenchendo cada canto.
Dentro, a influência da forma mais hexagonal pode ser encontrada no cockpit. Um grande visor de painel preto fica atrás do volante e acende-se em sincronia com o display de console central de 10 polegadas. A montadora afirma que é um aceno para cockpits de aeronaves modernas. Os próprios painéis são constituídos por monitores TFT e OLED.
Os passageiros do banco traseiro têm seus próprios displays de toque nos painéis das portas para operar o controle de clima separado e as opções de entretenimento disponíveis para cada um deles.
A Audi têm planos para três veículos elétricos. O primeiro virá em 2018 com uma variante de produção do e-tron Quattro Concept. O segundo chegará como uma versão de produção do e-tron Sportback Concept, programada para 2019 e até o momento, o terceiro permanece um mistério para qualquer um fora dos muros da marca de quatro anéis.
Faça um comentário