E se minha placa falasse?

rPlate

Nos últimos anos os veículos passaram por grandes transformações tecnológicas. Da conectividade à direção autônoma, passando pela eletrificação de seus propulsores e até por táxis aéreos e autônomos, tudo parece possível nessa corrida pela inovação, porém nem tudo é necessário.

De todos os “acessórios” automobilísticos, um elemento se mantém inalterado desde o século passado: a placa. Desde 1901, quando os primeiros veículos a motor começaram a ser emplacados, esta fina etiqueta de metal, usada para identificar veículos e seus proprietários, teve pouca ou nenhuma mudança significativa. Pelo menos até agora.

A Reviver, uma empresa baseada em São Francisco, Califórnia, está testando uma placa digital e interativa que pode redefinir nossos conceitos de privacidade e controles, dignos de uma obra de George Orwell.

A licença, batizada de rPlate, tem a aparência de um tablet virado horizontalmente e é capaz de conectividade sem fio, permitindo exibir informações de registro do veículo e de seu proprietário atualizadas em tempo real.

Segundo a empresa, este dispositivo inteligente é uma plataforma IoT que “oferece oportunidades ilimitadas” para aplicações que vão desde telemática, rastreamento e gerenciamento de veículos até exibir mensagens, automatizar cobrança de licenciamento (também em tempo real) e exibir informações sobre o status do seguro do veículo.

Esta plataforma de veículos conectados será, inicialmente, testada em frotas. Cerca de 100 mil destas placas estão programadas para chegar às ruas em alguns estados dos EUA no próximo ano.

Uma das “funcionalidades” da rPlate, segundo Allan Cooper, CSO da Reviver  é que “ela pode exibir mensagens segmentadas hiper-localizadas para um público cativo quando um veículo está legalmente estacionado em qualquer local.”

As mensagens na rPlate podem mudar dinamicamente com base na configuração de localização geográfica. A Reviver também incorporou a programação para transmissões de emergência, como avisos climáticos extremos e alertas Amber. A rPlate também pode automatizar o pagamento de tarifas rodoviárias de pedágio e estacionamento.

De acordo com Neville Boston, CEO e fundador da Reviver, “a rPlate abre o ecossistema de carro conectado a uma miríade de soluções – algumas já estão em desenvolvimento e muitas ainda nem foram imaginadas.”

Pois é.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta