VW Delivery Elétrico surpreende na distribuição urbana da Ambev

e-Delivery para distribuição de bebidas

Quem diria que começaria pelo Brasil um dos lances mais ousados do Grupo Traton (holding que controla marcas como a MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Scania) para a sustentabilidade do transporte de cargas do futuro do mundo. É no Brasil que começa de fato a primeira operação elétrica.

Lançamento do e-Delivery para distribuição de bebidas

Em parceria com a MAN, a Ambev apresentou ontem, em São Paulo, os primeiros resultados dos testes realizados com um protótipo do Delivery 100% elétrico, que enfrentou durante 30 dias as reais condições do tráfego na capital paulistana para o pesado abastecimento de bebidas em bares da Zona Oeste e Sul de São Paulo.

Os números de emissões de carbono próximos de zero animaram a gigante mundial da produção e distribuição de bebidas a manter a encomenda de 1.617 caminhões elétricos com fabricação pela VW em Resende (RJ).

Com os primeiros resultados, a fabricante pretende levar adiante seu plano de eletrificar toda sua frota de 10 mil veículos no Brasil até o final da década que vem, se, até lá, não surgirem tecnologias ainda mais eficientes.   

Veja entrevista:

Durante o teste de 30 dias, um Delivery 6×2, de 13 toneladas feito sob encomenda para o operador,rodou 932 quilômetros, fazendo a distribuição de um total de 149,2toneladas de produtos. A jornada envolveu 224 horas de trabalho, num total de 369 entrega em bairros com tráfego intenso.

Além de vencer todos esses desafios, a operação do Delivery Elétrico apresentou uma economia de 200 litros de diesel. O consumo do veículo nos 30 dias foi de 950 KWh, equivalente ao gasto de quase cinco residências.

O transporte de bebidas sempre requer muito esforço de um caminhão. Sua estrutura precisa ser bem reforçada para aguentar o peso, o relevo difícil das cidades brasileiras, numa operação de para e anda intensa e desgastante para os componentes do veículo.

De acordo com a MAN, o caminhão elétrico requer 3 horas para ter suas baterias recarregadas para uma autonomia de 200 quilômetros. Em 15 minutos, é possível recarregar até30% de sua autonomia. Os testes demonstraram uma capacidade de 40% de recuperação de energia com o sistema desenvolvido em parceria entra a MAN e a Metra.

Mesmo ainda não tendo definido um modelo que garanta a sustentabilidade econômica entre fabricante e operador, o presidente da MAN, Roberto Cortez, afirmou que as duas companhias estão trabalhando juntas para encontrar a fórmula da viabilidade financeira, ao detalhar como se dará a manutenção, troca de baterias e recarga, entre outras questões.

“Como existe uma necessidade grande do nosso cliente, estamos dando um passo definitivo para a mobilidade do futuro, onde a eletrificação vai trazer mudanças e muitas vantagens competitivas”, afirmou Cortez, ao comemorar o fato de o Brasil estar liderando a inovação do transporte de cargas.

Guilherme Gaia - e-Delivery para distribuição de bebidas

Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos logísticos da Ambev, disse que o caminhão elétrico está dentro de um de cinco pilares que a companhia definiu internamente para  atingir metas cada vez mais sustentáveis em sua operação.

Além de reduzir emissões,a Ambev adota, entre outras, ações para melhorar a captação e disponibilidade da água e ter fontes limpas de energia (como eólica, solar e hídrica) e embalagens recicláveis ou retornáveis.

Atualmente, um caminhão elétrico custa até seis vezes que o preço de um caminhão convencional a diesel.Mas um operador de porte da Ambev projeta o futuro. “Quando se leva em consideração o custo de operação durante 10, 15 anos, compensa o investimento até antes do que a gente imagina”, disse Gaia.

O chefão do Grupo Traton esteve no Brasil para dirigir o caminhão. Durante o último IAA, a direção da Traton deu suporte para que Ambev e MAN encontrem uma solução financeira que garanta o início da operação.

Com a viabilização do negócio, o mercado deve se mexer. Os concorrentes da MAN também vão apontar novas soluções sustentáveis. Outros fabricantes e distribuidores de bebidas também não ficarão parados, pois a Ambev sai na frente e ganha pontos entre seus consumidores.

100 mil caminhões em 2019?

O diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN, Ricardo Alouche, afirmou que o mercado pode chegar a 100 mil caminhões em 2019. “Não vou cantar a bola já, mas que as condições já estão dadas, isso estão”, acredita. Para ele, o período pós-eleitoral trouxe a tranquilidade necessária para que os investimentos sejam realizados nas cadeias de suprimentos. Para este ano, com um mercado crescendo a 48% até outubro, a indústria deve fechar com 70 mil unidades emplacadas.

Segundo turno

 A MAN anunciou ontem a contratação de 350 pessoas para dar início ao segundo turno parcial na fábrica de Resende. Com pedidos em carteira para pesados até março do ano que vem, a montadora precisa acelerar a produção para dar conta dos novos pedidos. Se o crescimento se mantiver, poderá haver novas admissões.

Sucesso monumental

A família Delivery é um grande sucesso da MAN. Ela é responsável pelo fato de a MAN avançar em 4% em seu market share neste ano. Enquanto o mercado cresce ao ritmo de 48%, a montadora de Resende está em 52%, já assumindo novamente a liderança do mercado. Segundo Ricardo Alouche, diretor de vendas, só o Delivery já tem 40%do segmento de pesados. A MAN está vendendo 1.000 unidades do caminhão – quando a expectativa inicial mais otimista era de 800 unidades por mês.

Chiadeira

 A indústria automobilística está preocupada com a reação negativa da aprovação do Rota 2030pelo presidente Michel Temer. Divulgada junto com o aumento salarial do STF, a medida está sendo encarada na grande mídia como mais uma regalia do governo federal ao setor, cujo lobby organizado sempre consegue benesses de Brasília. O que ninguém disse é o que o carro brasileiro ficará muito mais competitivo,trazendo mais exportações, mais empregos e sustentabilidade ambiental.Seja Premium

SEO title preview:VW Delivery Elétrico surpreende na distribuição urbana da Ambev |Url preview:https://futuretransport.com.br › e-delivery-para-distribuicao-de-bebidas-da-ambev-surpreende


Meta description preview:Em parceria com a Ambev, Grupo Traton começa, de fato, sua primeira operação elétrica com e-Delivery para distribuição de bebidas

Subcabeçalho (exibido abaixo do título do post)

Ad Code Alternativo (irá sobrescrever o conteúdo global do Ad Code)

Desabilitar Content Ad para este post

Desabilitar imagem destacada neste post

Hide all ads on page

Hide default ads, use manually placed ads

Hide all ads in sidebar

Hide ad on beginning

Hide ad in middle

Hide ad on end

Hide ad after MoreTag

Hide ad before last paragraph VisibilidadePublicarFixar na página inicialAutor3 revisõesPesquisar CategoriasCAMINHÕESMONTADORASVeículos elétricosAERONAVESARTIGOSAuto InsightAutomobilismoAUTOMÓVEISAutopeças e componentesAVIAÇÃOCARGA AÉREACENTROS DE DISTRIBUIÇÃOCOMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTESComerciais levesCompartilhamentoConcessionáriasDESIGNDireção AutônomaDUAS RODASECONOMIAEmpresasENCARROÇADORASENERGIA LIMPAENTREVISTAEQUIPAMENTOSFEIRAS E EVENTOSFERROVIASGENTEGESTÃOGESTÃO DE FROTASIMPLEMENTOSINDÚSTRIAINFRAESTRUTURAINOVAÇÃOINTERMODALINTERNACIONALINTERNATIONALLAADLABACELOGÍSTICAMARÍTIMOMARKETINGMeios de PagamentoMERCADOMobilidade InteligenteMOBILIDADE URBANAMOTOSNÁUTICANEGÓCIOSÔNIBUSOPINIÃOPASSAGEIROSPNEUSPodcastPORTOSPROPULSORESResponsabilidde SocialrodoviasSEGURANÇASem categoriaTECNOLOGIATransporte e LogísticaVeículosSelect the primary categoriaAdicionar nova tagAmbev (1 de 10)AmbevDistribuição de bebidas (2 de 10)Distribuição de bebidase-delivery (3 de 10)e-deliveryeletromobilidade (4 de 10)eletromobilidademobilidade elétrica (5 de 10)mobilidade elétricamobilidade urbana (6 de 10)mobilidade urbanaTecnologia (7 de 10)Tecnologiaveículos elétricos (8 de 10)veículos elétricosVolkswagen (9 de 10)VolkswagenVW caminhões (10 de 10)VW caminhõesSeparar com vírgulas Desabilitar anúncios nessa página Procurar um bloco

Durante o teste de 30 dias, um Delivery 6×2, de 13 toneladas feito sob encomenda para o operador,rodou 932 quilômetros, fazendo a distribuição de um total de 149,2toneladas de produtos. A jornada envolveu 224 horas de trabalho, num total de 369 entrega em bairros com tráfego intenso.

Além de vencer todos esses desafios, a operação do Delivery Elétrico apresentou uma economia de 200 litros de diesel. O consumo do veículo nos 30 dias foi de 950 KWh, equivalente ao gasto de quase cinco residências.

O transporte de bebidas sempre requer muito esforço de um caminhão. Sua estrutura precisa ser bem reforçada para aguentar o peso, o relevo difícil das cidades brasileiras, numa operação de para e anda intensa e desgastante para os componentes do veículo.

De acordo com a MAN, o caminhão elétrico requer 3 horas para ter suas baterias recarregadas para uma autonomia de 200 quilômetros. Em 15 minutos, é possível recarregar até30% de sua autonomia. Os testes demonstraram uma capacidade de 40% de recuperação de energia com o sistema desenvolvido em parceria entra a MAN e a Metra.

Mesmo ainda não tendo definido um modelo que garanta a sustentabilidade econômica entre fabricante e operador, o presidente da MAN, Roberto Cortez, afirmou que as duas companhias estão trabalhando juntas para encontrar a fórmula da viabilidade financeira, ao detalhar como se dará a manutenção, troca de baterias e recarga, entre outras questões.

“Como existe uma necessidade grande do nosso cliente, estamos dando um passo definitivo para a mobilidade do futuro, onde a eletrificação vai trazer mudanças e muitas vantagens competitivas”, afirmou Cortez, ao comemorar o fato de o Brasil estar liderando a inovação do transporte de cargas.

Guilherme Gaia - e-Delivery para distribuição de bebidas

Guilherme Gaia, diretor de sustentabilidade e suprimentos logísticos da Ambev, disse que o caminhão elétrico está dentro de um de cinco pilares que a companhia definiu internamente para  atingir metas cada vez mais sustentáveis em sua operação.

Além de reduzir emissões,a Ambev adota, entre outras, ações para melhorar a captação e disponibilidade da água e ter fontes limpas de energia (como eólica, solar e hídrica) e embalagens recicláveis ou retornáveis.

Atualmente, um caminhão elétrico custa até seis vezes que o preço de um caminhão convencional a diesel.Mas um operador de porte da Ambev projeta o futuro. “Quando se leva em consideração o custo de operação durante 10, 15 anos, compensa o investimento até antes do que a gente imagina”, disse Gaia.

O chefão do Grupo Traton esteve no Brasil para dirigir o caminhão. Durante o último IAA, a direção da Traton deu suporte para que Ambev e MAN encontrem uma solução financeira que garanta o início da operação.

Com a viabilização do negócio, o mercado deve se mexer. Os concorrentes da MAN também vão apontar novas soluções sustentáveis. Outros fabricantes e distribuidores de bebidas também não ficarão parados, pois a Ambev sai na frente e ganha pontos entre seus consumidores.

100 mil caminhões em 2019?

O diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN, Ricardo Alouche, afirmou que o mercado pode chegar a 100 mil caminhões em 2019. “Não vou cantar a bola já, mas que as condições já estão dadas, isso estão”, acredita. Para ele, o período pós-eleitoral trouxe a tranquilidade necessária para que os investimentos sejam realizados nas cadeias de suprimentos. Para este ano, com um mercado crescendo a 48% até outubro, a indústria deve fechar com 70 mil unidades emplacadas.

Segundo turno

 A MAN anunciou ontem a contratação de 350 pessoas para dar início ao segundo turno parcial na fábrica de Resende. Com pedidos em carteira para pesados até março do ano que vem, a montadora precisa acelerar a produção para dar conta dos novos pedidos. Se o crescimento se mantiver, poderá haver novas admissões.

Sucesso monumental

A família Delivery é um grande sucesso da MAN. Ela é responsável pelo fato de a MAN avançar em 4% em seu market share neste ano. Enquanto o mercado cresce ao ritmo de 48%, a montadora de Resende está em 52%, já assumindo novamente a liderança do mercado. Segundo Ricardo Alouche, diretor de vendas, só o Delivery já tem 40%do segmento de pesados. A MAN está vendendo 1.000 unidades do caminhão – quando a expectativa inicial mais otimista era de 800 unidades por mês.

Chiadeira

 A indústria automobilística está preocupada com a reação negativa da aprovação do Rota 2030pelo presidente Michel Temer. Divulgada junto com o aumento salarial do STF, a medida está sendo encarada na grande mídia como mais uma regalia do governo federal ao setor, cujo lobby organizado sempre consegue benesses de Brasília. O que ninguém disse é o que o carro brasileiro ficará muito mais competitivo,trazendo mais exportações, mais empregos e sustentabilidade ambiental.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta