A Hyundai apresentou um veículo de demonstração equipado com um sistema batizado de e-Corner, que possibilita estacionar em paralelo em espaços apertados, apenas ajustando o ângulo das rodas.
O sistema também permite que o veículo faça um “giro zero” – de 360 graus sobre seu eixo em marcha lenta – ou “condução diagonal”, que gira as quatro rodas na mesma direção em 45 graus, ajudando a evitar obstáculos ou veículos na estrada com suavidade.
Outra manobra possível com o sistema e-Corner da Hyundai é o “Pivot turn”, que possibilita ao condutor escolher qualquer ponto do eixo central para girar o veículo, como se fosse desenhar um círculo usando um compasso.
Em vídeo, a Hyundai Mobis mostra um IONIQ 5 equipado com o sistema e-Corner System, rodando na cidade de Seosan, na Coreia do Sul. No vídeo é possível observar uma variedade de modos de direção e, com o sucesso de um carro de demonstração em ruas do mundo real, o sistema está melhorando sua confiabilidade, que apenas considerava uma tecnologia futura.
O sistema e-Corner desenvolvido pela Hyundai Mobis é um módulo de pacote completo de freio por fio, direção por fio, amortecedor e motor nas rodas, instalado em cada roda. O sistema é considerado a principal tecnologia de mobilidade para eletrificação e direção autônoma da empresa.
De acordo com Cheon Jae-seung, chefe do FTCI (Future Technology Convergence Institute) da Hyundai Mobis, “A empresa está idealizando o sistema e-Corner para atender às demandas de mobilidade futura. Assim podemos garantir diferentes tipos de soluções de mobilidade personalizadas que podem ser aplicadas em direção autônoma e PBVs para solidificar nossa visão de alcançar novos patamares como fornecedor de plataformas de mobilidade”.