DPDgroup e Renault mostram o futuro da logística urbana

Renault EZ-PRO

O Renault EZ-PRO, apresentado pela montadora durante a IAA 2018, é um conceito de veículo autônomo, elétrico, conectado e compartilhado, desenvolvido para a logística urbana para a entrega de “última milha”.

E para corroborar a vocação do Renault EZ-PRO, o DPDgroup, parceiro da Renault neste projeto, criou vários cenários de entrega que fazem parte dos programas de inovação do grupo para as cidades inteligentes do futuro próximo.

O protótipo é composto por dois elementos diferentes, os ‘pods’, baseados na mesma plataforma personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

Eles podem sair de um Hub em comboio e, à medida que se aproximam de seus locais de entrega, se separam, seguindo para seus destinos de entrega ou coleta, de forma autônoma.

Renault EZ-PRO

“O Renault EZ-PRO mostra nossa visão de entrega de última milha integrada ao ecossistema de cidades inteligentes de amanhã e às necessidades dos profissionais. Este conceito é uma solução que descortina inúmeras oportunidades para os nossos parceiros, como estamos mostrando hoje com o Grupo DPD”, disse Ashwani Gupta, vice-presidente sênior da Renault LCV (Light Commercial Vehicle).

Renault EZ-PRO

A DPD afirma que “o veículo autônomo da Renault possibilitará entregar pelo menos parte dos volumes com um grau sem precedentes de flexibilidade e permitirá cenários de entrega inteiramente novos, especialmente na área das grandes cidades”.

O Renault EZ-PRO pode também funcionar como um parcel locker com rodas, que se deslocará ao local que mais convir ao cliente, permitindo que o DPDgroup programe pontos de entrega e envie notificações para os compradores, que poderão coletar ou devolver suas encomendas por conta própria no local pré-determinado.

Acessíveis 24/7, podem ser abertos pelo destinatário através de um aplicativo de smartphone. A solução de envio para os consumidores também contará com opções de rastreamento em tempo real via celular com serviços de alerta.

Renault EZ-PRO

 “Esta parceria permite projetar como poderão ser otimizadas as entregas e como esse fato poderá moldar a vida urbana de amanhã através da implementação de soluções mais verdes e próximas. A DPDgroup está entusiasmada em compartilhar essa visão com um importante player do ramo automóvel como a Renault”, afirmou Thomas Steverding, gerente de P&D da DPD na Alemanha, responsável pelo programa de inovação em veículos autônomos da empresa.

Os serviços de entrega de última milha são uma das maiores oportunidades do setor, pois o e-commerce continua a expandir. Os consumidores querem entrega imediata, os varejistas precisam gerenciar os custos de entrega e as cidades continuam buscando novas maneiras de gerenciar o tráfego intenso.

Essa expectativa é alicerçada pelos números de compras online realizadas na Europa. Cerca de 57% do comércio no velho continente é feito via internet, sendo que os compradores mais assíduos fazem, em média, 45 compras por ano.

DPDgroup

DPDgroup é a marca internacional do grupo GeoPost, segunda maior rede de entregas de encomendas internacionais da Europa. No início de 2017 a DPD começou sua operação no Brasil com a aquisição da JadLog, empresa de logística e transportes de cargas expressas fracionadas e uma das maiores operadoras de e-commerce do país.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta