A conectividade e os dados que daí podem ser gerados, transformando-se em informação, se tornaram uma febre, um objetivo a ser alcançado por todos. Da goma de mascar à indústria aeroespacial, todos se lançam na sua captura.
Se é verdade que a conectividade encontrou soluções para antigos problemas, também é verdade que criou vários outros que não existiam antes.
Na indústria automobilística, por exemplo, à medida que os veículos estão sendo capacitados para um futuro digitalizado, onde estarão equipados com recursos sofisticados e automatizados com diversas funções, são necessários softwares atualizados para garantir a proteção nas estradas, a cibersegurança e a eficiência.
No entanto, a atualização de softwares é trabalhosa e onerosa, principalmente para os gestores de frotas, já que a parte da frota precisa parar para manutenção e recall. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa dos analistas em relação aos gastos com recalls de softwares registrou um valor de US$ 3 bilhões em 2016.
As atualizações “Over-the-Air” (OTA) ajudam a reduzir essa despesa, transmitindo versões de software mais recentes diretamente da nuvem para o veículo, por meio de uma conexão de dados e sem tempo de espera.
Esse sistema também é capaz de fornecer uma comunicação bidirecional que permite atualizações “Over-the-Air” de software e firmware e coleta de dados telemáticos e de diagnóstico em tempo real a partir dos dispositivos terminais do veículo.
Existem atualmente diversos sistemas OTA competindo no mercado, cada um com mecanismos de atualização específicos.
Visando estabelecer um padrão unificado, foi criada a eSync Alliance , onde várias empresas se uniram para a criação de serviços de dados e OTA seguros de ponta a ponta para o carro conectado por meio de uma rede global de fornecedores que colaboram entre si.
Entre estes fornecedores está a ZF, que acaba de seu juntar à Alliance.
“A eSync Alliance está liderando a jornada na tecnologia OTA e nos diagnósticos avançados, fornecendo uma estrutura para que as empresas associadas possam se beneficiar dos componentes OTA padronizados e interoperáveis”, afirma Franck Lesbroussart, head de desenvolvimento de software digital avançado da ZF. “A ZF participará ativamente da aliança e, trabalhando em conjunto com nossos novos parceiros, poderemos fazer que o setor avance em conjunto”, acrescenta Lesbroussart.
O principal benefício para as empresas participantes da aliança é ter um ambiente de desenvolvimento simplificado, capacitado por uma plataforma aberta escalável e personalizável com recursos e APIs (Interface de Programação de Aplicações) padronizados.
A plataforma eSync foi originalmente desenvolvida pela Excelfore para fornecer transações seguras com dispositivos eletrônicos instalados nos veículos. Além disso, o sistema funciona como uma blindagem contra ameaças externas.
Para a ZF, a plataforma aberta e segura eSync também oferece oportunidades para seu extenso portfólio de produtos não-automotivos, como as transmissões ferroviárias, marítimas e industriais.
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