10 de dezembro de 2024

Mercedes-Benz começa a testar o eActros para longas distâncias

eActros LongHaul

Após lançar o eActros para transporte de distribuição pesado em 2021, a Mercedes-Benz  prepara o lançamento do eActros LongHaul, um modelo para longas distâncias, além de firmar parcerias para criar uma rede de infraestrutura de carregamento.

O eActros LongHaul, com autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria, está programado para estar pronto para produção em série em 2024. Os primeiros protótipos do caminhão de 40 toneladas já estão em testes internos e a Mercedes planeja iniciar os testes do e-truck em vias públicas ainda em 2022.

A Mercedes-Benz também está preparando variantes adicionais do eActros – especificamente do eActros 300 e do eActros 400 – e, já em julho, o eEconic para uso urbano, está programado para sair da linha de produção na fábrica de Wörth como o segundo veículo de produção em série totalmente elétrico. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos neutros em CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.

A montadora alemã tem como meta ofertar apenas veículos que sejam neutros em CO2 na Europa, Japão e América do Norte até 2039. Os dois modelos elétricos a bateria eCitaro e  eActros já está saindo da linha de montagem em produção em série desde 2018 e 2021, respectivamente.


Veja também: Mercedes-Benz quer ônibus neutros em CO2 até 2030

O Mercedes-Benz eEconic, o FUSO eCanter e o Freightliner eCascadia seguirão no final de 2022. Na segunda metade desta década, a empresa planeja complementar ainda mais sua gama de veículos com veículos produzidos em série movidos a células de combustível à base de hidrogênio. Colocar o transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050 é o objetivo final.

Infraestrutura de carregamento

Em termos de cobrança pública para transporte de longa distância, a Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group assinaram um acordo vinculativo para estabelecer uma joint venture. Isso proporcionará o desenvolvimento e a operação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para caminhões e ônibus de longa distância elétricos a bateria na Europa. A rede de carregamento destas três partes estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca.

O objetivo do projeto “High-Performance Charging in Long-Haul Truck Transport” (HoLa), com a participação da Daimler Truck e sob a égide da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), é planejar, erguer e operar uma infraestrutura de carregamento selecionada de alto desempenho para transporte de caminhões elétricos de longa distância com bateria. Dois pontos de carregamento de alto desempenho com o Megawatt Charging System (MCS) devem ser montados em cada um dos quatro locais na Alemanha e testados em aplicações do mundo real. Vários outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto.