24 de abril de 2024

Daimler apresenta seu caminhão pesado 100% elétrico

e-fuso vision one

A Daimler apresentou no Salão do Automóvel de Tóquio o E-FUSO Vision One, seu primeiro caminhão pesado totalmente elétrico com uma autonomia de até 350 quilômetros.

A subsidiária de veículos comerciais da Daimler, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), também anunciou a eletrificação completa de todos os caminhões e ônibus da marca FUSO nos próximos anos.

O E-FUSO Vision One é um conceito para um caminhão pesado totalmente elétrico com um peso total admissível de cerca de 23 toneladas e uma carga útil de cerca de 11 toneladas – apenas duas toneladas a menos em comparação com um veículo similar movido a diesel.

Com uma capacidade de bateria de 300 kWh, o E-FUSO Vision One tem uma autonomia de até 350 quilômetros e sua produção em série nos próximos quatro anos pode se tornar viável em mercados maduros como o Japão ou a Europa.

Os primeiros eCanter, apresentados recentemente em Nova Iorque (veja matéria), já estão em operação no Japão e nos EUA.

Uma das maiores redes japonesas de supermercado, a Seven-Eleven e a Yamato, um dos maiores operadores logísticos daquele país, já contam com o eCanter em suas frotas. Nos Estados Unidos, a UPS e as ONGs como Habitat for Humanity, Wildlife Conservation Society e The New York Botanical Garden estão entre os clientes.

­Além de sua própria experiência no desenvolvimento de caminhões elétricos, a E-FUSO também se beneficia do acesso direto aos recursos tecnológicos extensivos da Daimler AG.

O Grupo está investindo fortemente em eletromobilidade com as sinergias entre o setor de automóveis de passageiros e os segmentos de veículos comerciais.

A alemã Accumotive – também uma subsidiária da Daimler – fornece as baterias dos caminhões E-FUSO. A Mercedes-Benz Energy – especialista em sistemas de armazenamento estacionário – desenvolve aplicações para um segundo ciclo de vida das baterias.

A Daimler também detém ações da ChargePoint, o maior fornecedor mundial de estações de carregamento e infra-estrutura associada, e da StoreDot, uma start-up israelense que desenvolve novas tecnologias de carregamento rápido para baterias. Esta tecnologia é particularmente interessante para aplicações em caminhões elétricos que têm um volume de carga muito alto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*