Cummins mostra seu motor movido a gás

L9N Near Zero

A Cummins exibiu na Fenatran 2019 o Cummins L9N Near Zero, considerado o motor à combustão mais limpo do mundo. O L9N Near Zero, de 320 cv e torque de 1.356 Nm, proporciona uma redução de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa, contribuindo diretamente com a despoluição ambiental comparado aos modelos a Diesel.

“Os motores movidos a gás natural são muito limpos e eficientes. O aumento da abundância de gás, uma tecnologia madura que requer investimentos em infraestrutura relativamente simples, faz com que esses motores sejam uma ótima solução para muitos clientes e mercados, inclusive na América Latina”, diz Luís Pasquotto, Vice-presidente da Cummins Inc. e Presidente da Cummins Brasil.


Além de ultra-limpo, o Cummins L9N Near Zero traz inovações como um novo módulo que fornece monitoramento e controle completos dos sensores do motor e dos sistemas de combustível e ignição, com um processamento mais rápido para suportar os requisitos de diagnóstico on-board pesados (taxa de transmissão de 500K). Também é equipado com telemetria e fornece diagnósticos e durabilidade aprimorados.

O sistema de diagnóstico (OBD) monitora continuamente o motor e o sistema de pós-tratamento, com capacidade para fornecer ao proprietário do veículo ou técnico de reparo acesso eletrônico ao status de vários subsistemas do veículo para fins de diagnóstico. Para oferecer desempenho constante de controle de emissões, o Cummins L9N Near Zero oferece catalisador de três vias que podem ser montados vertical ou horizontalmente no veículo.

O Cummins L9N Near Zero ainda conta com um novo módulo de controle de ignição (ICM) que oferece melhor desempenho e maior durabilidade da vela de ignição e da bobina, além de autodiagnóstico.

E ao mesmo tempo em que investe em novas tecnologias e inovações para redução de emissões dos motores a Diesel, a Cummins acredita no potencial dos motores a gás como alternativa de redução do impacto ambiental nos centros urbanos, onde há maior concentração da pessoas e consequentemente mais poluição.

No Chile

O motor Cummins L9N Near Zero será utilizado para mover um ônibus (com capacidade para até 101 passageiros) que vai circular por Santiago, capital chilena. É a primeira vez que este motor a gás natural é utilizado em uma aplicação fora dos Estados Unidos.

“Estamos orgulhosos de apresentar nosso motor a gás Cummins L9N no Chile, que contribuirá significativamente para reduzir gases de efeito estufa, entre outros poluentes. Nos esforçamos para oferecer aos nossos clientes as soluções de energia certas para o trabalho que eles precisam realizar. A solução encontrada no Chile está alinhada à nossa missão de melhorar a vida das pessoas, impulsionando um mundo mais próspero”, afirma Fábio Magrin, gerente geral da Cummins Chile.

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