Corpus e BYD criam portal de energia limpa

Corpus e BYD criam portal de energia limpa

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, dia 5 de junho, a Corpus Saneamento e Obras e a BYD lançam o portal Energialimpa.co. O objetivo das duas empresas é promover e divulgar as ações que ambas vêm realizando na redução das emissões de poluentes que causam o efeito estufa e por veículos que utilizem fontes de energia sustentáveis e renováveis, como a energia elétrica.

A Corpus tornou-se pioneira no mundo ocidental na adoção de uma frota de caminhões 100% elétricos para utilização na coleta e processamento de lixo, com o anúncio, na primeira quinzena de maio, da aquisição de 200 caminhões 100% elétricos da BYD.

O portal www.energialimpa.co tem como mote “Caminhão pesado, consciência limpa”, em alusão à zero emissão de gás carbônico – CO2, principal causador do efeito estufa. O foco das ações das duas empresas na busca e promoção de um planeta sustentável por intermédio da economia renovável também é destacado. As escolhas energéticas que são feitas hoje pelas companhias e também pela sociedade têm fundamentais consequências para a saúde dos cidadãos, para o clima e também para a economia nos próximos anos.

O portal também enfatiza os benefícios e vantagens que o caminhão 100% elétrico BYD proporciona, como a bateria, desenvolvida especialmente para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio, que garante autonomia de cerca de oito horas, ou mais de 200 quilômetros, com total segurança e adaptação perfeita às necessidades de aplicação dos clientes.

O modelo BYD eT8A adquirido pela Corpus e já em utilização no Estado de São Paulo foi desenvolvido para a aplicação de coleta e compactação de lixo e tem o menor Custo Total de Propriedade (CTP). Também oferece grande redução de custos de manutenção, que corresponde a 1/3 do exigido por um veículo convencional a diesel. Essa redução é consequência da quantidade de peças do sistema de propulsão, que possui apenas 30 no caminhão elétrico e 1.200 itens nos modelos equipados com motor a diesel.

Em operação desde outubro de 2016 com excelente desempenho, o caminhão BYD eT8A tem PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e não emite gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera. Possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. E, se for abastecido com energia elétrica oriunda de processamento do lixo, fecha um ciclo de trabalho totalmente sustentável.

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem, o que facilita a partida, mesmo em rampas íngremes, pois possui torque máximo de 1.500 Nm desde de zero rpm (inércia), o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

Para mais informações e também receber notícias sobre as ações da Corpus e da BYD, basta acessar o portal www.energialimpa.co e se cadastrar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta