Continental fornecerá cinco mil rastreadores para ônibus do programa Caminho da Escola

ônibus escolar com VDO on board

Até 2019, a Continental vai fornecer cinco mil dispositivos de gerenciamento de frota para os ônibus do projeto Caminho da Escola, programa do governo federal de transporte escolar para alunos de áreas rurais. Com o equipamento, será possível registrar dados dos veículos para gerar estatísticas precisas e importantes sobre o trajeto que podem ajudar na prevenção de acidentes.

Os dispositivos monitoram a velocidade dos veículos, o tempo de trabalho de cada motorista e criam gráficos para aprimorar o planejamento das empresas operadoras do transporte escolar.

VDO on board

Com durabilidade diferenciada, o tacógrafo modelo BVDR é capaz de identificar informações como distância percorrida, controle de velocidade, tempo ao volante de cada motorista, otimização de rotas, consumo de combustível e quilometragem média. Com isso, através do sistema VDO On Board, também desenvolvido pela Continental, será possível visualizar análises que auxiliam na fiscalização da frota, garantindo mais segurança e apontando soluções para possíveis problemas.

Equipado com uma entrada USB, os dados podem ser coletados segundo a segundo e depois transferidos para um computador para visualização dos gráficos analíticos. Os dados são apresentados de uma forma intuitiva, entregando uma solução essencial para as empresas de transporte. O sistema também contribui para reduzir custos, aperfeiçoar processos operacionais e aprimorar o planejamento de funcionários.

“O VDO On Board é um sistema de alta tecnologia agregada com o gerenciador BVDR, desenvolvidos para atender aos desafios cada vez mais complexos que o mercado está criando para as empresas de transporte e logística. Os ônibus que operam nas linhas do Caminho da Escola geralmente trafegam por áreas com estruturas viárias precárias, tornando ainda mais necessário um monitoramento constante do estilo de condução dos motoristas e situação mecânica do veículo. Com isso, as crianças também estarão mais seguras durante o trajeto de ida e volta para a escola”, afirma Júlio Gatti, diretor de negócios da unidade de negócios Commercial Vehicles & Aftermarket do Grupo Continental.

A tecnologia também é capaz de traçar o perfil do motorista a partir do seu estilo de condução. Informações como tempo de parada, freadas bruscas e aceleradas constantes, fazem com que a empresa possua amplo conhecimento sobre o desempenho de direção dos seus funcionários.

Outras aplicações

Além de ônibus, o equipamento pode ser utilizado também em outros tipos de veículo e serviços de transporte, como Uber, vans e locadoras de automóveis, por exemplo. “O equipamento é versátil e oferece uma grande variedade de informações que são extremamente importantes para este mercado, uma vez que a operação dessas empresas é itinerante e impossibilita um acompanhamento presencial”, completa Gatti.

O Programa Caminho da Escola nasceu em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo mais segurança e qualidade no transporte dos estudantes. Os principais beneficiados são crianças que vivem em áreas carentes e mais afastadas, garantindo acesso e permanência das crianças nas escolas de ensino básico.

Adaptados com bancos menores e visando mais segurança aos passageiros mirins, os ônibus equipados com o tacógrafo oferecido pela Continental foram fabricados pela Mercedes-Benz e pela MAN.

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável e conectada para pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta