Confinamento causado pelo coronavírus diminui a poluição

A escalada da COVID-19 está se tornando cada vez mais preocupante em todo o mundo e impactando diretamente a economia global. Mas se houver uma boa notícia, é sobre como a disseminação do novo coronavírus diminui a poluição do ar e possivelmente está salvando vidas no processo.

A qualidade do ar está aumentando em países que permanecem sob quarentena de coronavírus, dizem especialistas. Mas é muito cedo para falar de mudanças a longo prazo.

Imagens da agência espacial americana NASA são claras: em fevereiro a concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) caiu drasticamente em Wuhan, China, epicentro da pandemia da COVID-19, passando de um indicador vermelho/laranja para azul.

coronavírus diminui a poluição
Comparativo de imagens do satélite da ESA entre os meses de dezembro e março

As leituras do satélite Sentinel-5P da Agência Espacial Européia (ESA) também mostram que, nas últimas seis semanas, os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) nas cidades e aglomerados industriais na Ásia e na Europa foram marcadamente mais baixos do que no mesmo período do ano passado.

O dióxido de nitrogênio é produzido a partir de motores de automóveis, usinas de energia e outros processos industriais e acredita-se que exacerba doenças respiratórias como a asma.

A Organização Mundial da Saúde descreve o NO2 como “um gás tóxico que causa inflamação significativa das vias aéreas” em concentrações acima de 200 microgramas por metro cúbico. As partículas de poluição também podem ser um vetor para patógenos, além de exacerbar os problemas de saúde existentes. A OMS agora está investigando se as partículas de poluição transportadas pelo ar podem ser um vetor que espalha o Covid-19 e o torna mais virulento.

Os números preliminares demonstram que esse desastre global de saúde é uma oportunidade para avaliar quais aspectos da vida moderna são absolutamente necessários e que mudanças positivas podem ser possíveis, se mudarmos nossos hábitos em escala global.

1 Trackback / Pingback

  1. Diminuição de poluição na quarentena – AR

Deixe uma resposta