Uma onda de serviços compartilhados e digitais está transformando a mobilidade com opções que vão além do transporte público tradicional e dos carros particulares. Os aplicativos aceleraram a implantação de novos modos e serviços, remodelando as viagens urbanas e suburbanas. Estima-se que esses novos serviços cresçam na próxima década cerca de duas vezes mais rápido que a mobilidade tradicional, com benefícios potenciais para o clima, poluição e habitabilidade das cidades.
Para avaliar o impacto, o Oliver Wyman Forum e o Institute of Transportation Studies (ITS) da Universidade da Califórnia, Berkeley, analisaram 13 serviços em três regiões: América do Norte, Europa e Ásia. Além dos serviços de mobilidade, o estudo abrangeu serviços complementares, como estações de carregamento de veículos elétricos (VE) e soluções de estacionamento inteligente. O estudo projetou um crescimento médio de quase 10% ao ano na década atual até 2030, em comparação com 5% para o setor de mobilidade geral. Espera-se que os novos serviços de mobilidade urbana em 2030 gerem receita anual de US$ 660 bilhões, acima dos US$ 260 bilhões em 2020.
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A previsão é de que a indústria seja mais sustentável com o aumento da eletrificação dos serviços de mobilidade. Ao adotar VEs em um ritmo mais rápido do que os proprietários de carros particulares, novos serviços de mobilidade urbana em 2030 podem melhorar a qualidade do ar, reduzir os níveis de ruído e diminuir as pegadas de carbono das cidades – fornecendo energia renovável ou de baixo carbono usada para a geração da eletricidade adicional necessária.
Metrôs, ônibus e trens urbanos leves são de longe os meios mais eficientes e ecológicos para transportar pessoas pelas cidades com base no número de passageiros transportados em cada viagem. Em alguns pontos, a pandemia do COVID-19 fez com que o uso do transporte público caísse até 95% em certas cidades, segundo uma pesquisa do Oliver Wyman Forum, com muitas pessoas escolhendo bicicletas, scooters e serviços de carro compartilhados para evitar multidões. Embora muitos desses passageiros tenham retornado ao transporte público à medida que os temores do COVID diminuíram, os sistemas foram enfraquecidos pela perda de receita. Qualquer mudança de longo prazo do transporte de massa para o transporte coletivo poderia não apenas privar os sistemas do apoio financeiro e público necessário, mas também levar ao congestionamento – uma tendência já observada em várias cidades.
As cidades precisarão encontrar um equilíbrio entre incentivar novas soluções e reforçar os sistemas de transporte coletivo. Isso pode ser alcançado por meio de investimentos consistentes em infraestrutura de transporte de massa, manutenção de tarifas acessíveis e a criação de ecossistemas sustentáveis e intermodais que conectem novos serviços com o transporte de massa, tanto quanto possível.
Serviços de alto crescimento
Alguns dos maiores crescimentos virão de serviços semi-maduros e emergentes, que devem crescer em média 23% ao ano, quatro vezes mais rápido que o mercado de mobilidade geral. Estes incluem o seguinte:
Serviços de carregamento de veículos elétricos
O mercado global de serviços de carregamento deve aumentar cerca de 35% ao ano para atingir US$ 12 bilhões até 2030, simultaneamente incentivando e refletindo uma expansão significativa nas vendas de veículos elétricos. O maior crescimento é esperado na Europa devido ao apoio significativo do governo à eletrificação por meio de incentivos e mandatos para veículos elétricos contra a venda de novos carros movidos a gasolina ou diesel. Refletindo o crescente alarme público sobre a destruição climática, eles foram aprovados por nações e várias cidades europeias, algumas começando em 2025.
Compartilhamento de bicicletas
Espera-se que o mercado geral de compartilhamento de bicicletas cresça 10% ao ano e atinja US$ 15 bilhões até 2030. As bicicletas são populares há muito tempo na China, onde o ciclismo está crescendo novamente após uma pequena pausa causada pelos bloqueios da pandemia de COVID em 2020. A Ásia é responsável por 90 % do mercado global, e espera-se que tenha o maior crescimento regional.
Compartilhamento de scooter elétrico
Espera-se que o mercado geral cresça a uma taxa anual de 23% para atingir US$ 7 bilhões em 2030. Na Europa, as scooters elétricas são consideradas uma forma ecológica de mobilidade individual. As scooters também estão crescendo em popularidade em algumas grandes cidades norte-americanas: os EUA foram o primeiro país a introduzir modelos sem estação, que logo ultrapassaram as bicicletas compartilhadas.
Carona solidária
Espera-se que o mercado global de caronas chegue a US$ 21 bilhões até 2030, depois de crescer 14% ao ano. É liderado pela América do Norte, onde os serviços foram digitalizados cedo e são impulsionados pela alta frequência e fidelidade dos passageiros diários. Alguns municípios, especialmente no Canadá, oferecem estacionamentos especiais, descontos no seguro de carro pessoal e faixas para veículos de alta ocupação.
Serviços de pagamento de estacionamento inteligente
Espera-se que o mercado geral cresça 34% ao ano para atingir US$ 32 bilhões em 2030, liderado pelo crescimento na América do Norte, que deve superar a Europa em 2025. Os EUA são um dos maiores mercados de estacionamento do mundo, mas é altamente fragmentado entre muitos players, seu potencial digital permanece inexplorado. Dado o espaço para crescimento, espera-se que o mercado se torne um alvo de consolidação por meio de fusões e aquisições.
Forças motrizes para a mudança
Três forças estão gerando o crescimento dos serviços de mobilidade: tecnologia, regulamentação e demanda do consumidor.
- A tecnologia, especialmente na forma de smartphones e dispositivos conectados, está facilitando os serviços de carona, carros compartilhados e micromobilidade, acessados por meio de aplicativos e gerenciados por sistemas integrados de reserva e pagamento. A integração de plataformas para diferentes modos facilitará a navegação dos serviços de mobilidade, resultando em maior uso e custos potencialmente mais baixos. Separadamente, o desenvolvimento de baterias compactas está aumentando o alcance de scooters elétricos, ciclomotores e compartilhamento de bicicletas. A promoção da mobilidade elétrica levará a um transporte mais sustentável, desde que a fonte de energia seja limpa.
- A regulação desempenha um papel importante, pois governos e autoridades locais incentivam os serviços por meio de impostos (sobre as emissões de dióxido de carbono), subsídios (para alguns novos operadores) e gastos com infraestrutura. Mas as cidades geralmente assumem a liderança em medidas ambientais, como restrições a veículos mais velhos e mais sujos, que estão progredindo para a proibição total de todos os motores a gasolina e diesel. O papel das cidades aumentou com a pandemia de COVID‑19, pois muitos incentivaram serviços específicos, especialmente na micromobilidade. As autoridades locais terão que decidir quanto financiar o transporte de massa e se devem alocar espaço para estacionamento ou ciclovias. Em todos os níveis de governo, o progresso tecnológico muitas vezes ultrapassará a regulamentação, de modo que os reguladores precisarão se tornar mais ágeis para liberar todo o potencial das inovações de mobilidade.
- As demandas de mobilidade dos consumidores estão evoluindo de maneiras aparentemente contraditórias que os tornam abertos a serviços digitais e sob demanda. Por um lado, as pessoas querem mobilidade barata: a incerteza financeira está levando alguns a evitar a compra de um carro, e 54% dos entrevistados disseram à Pesquisa Global Consumer Sentiment (GCS) do Oliver Wyman Forum que a acessibilidade foi um fator na escolha de um modo de transporte. transporte (o GCS pesquisa mais de 9.000 consumidores em 10 países trimestralmente). Mas a pandemia acelerou a mudança do transporte de massa, que é o serviço mais barato disponível. Em vez disso, muitos consumidores estão optando por mobilidade individual e modos ativos, como ciclismo: 90% dos entrevistados do GCS esperam usar um carro pessoal ou caminhar pelo menos uma vez por mês nos próximos seis meses, enquanto apenas 35% esperam usar o transporte público. Os consumidores também querem agilidade, transporte sob demanda e acessível, o que cria desafios difíceis de conciliar. Novos players de mobilidade terão dificuldades para obter lucro enquanto tentam atender a essas demandas dos consumidores.