Comércio mundial aquecido impulsiona a Intermodal

comércio global

Apoiada pelo relatório “Panorama da Economia Mundial”, divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) sinaliza que os momentos difíceis podem ter chegado ao fim. Com isso, o segmento de transporte de cargas pode ser impactado de forma positiva já a partir deste ano no Brasil.

De acordo com os dados apresentados pelo FMI e que fazem parte do boletim Conjuntura do Transporte – Macroeconomia da CNT, publicado no início deste ano, a previsão é de que 2017 tenha sido o melhor ano desde 2011 em termos de expansão do PIB e comércio mundiais.

Os cálculos apontam que a produção mundial tenha crescido 3,7% e que deve avançar 3,9% em 2018 e 2019. A expectativa é de que, como consequência, o volume de bens e serviços transacionados no comércio internacional em 2017 aumentaram em 4,7%.

Os dados do FMI que ajudam a explicar a posição da CNT em relação ao país remetem, também, ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com o relatório, o índice de crescimento de 1,1% em 2017, segundo o IBGE, tem potencial para atingir 1,9% em 2018, e 2,1% em 2019. A instituição projeta também expansão do PIB dos principais parceiros comerciais do Brasil como a China, Estados Unidos, Argentina, Região do Euro e América Latina e Caribe.

A avaliação da CNT só não é mais otimista porque o país, em ano de eleições, ainda aguarda reformas estruturais, como a da Previdência e a retomada dos investimentos públicos, principalmente, em infraestrutura.

Um termômetro para aferir se o mercado responde ao posicionamento da entidade é a Intermodal South America, feira internacional de logística, transporte de cargas e comércio exterior, que começa amanhã e vai até o dia 15 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

O evento reúne empresas nacionais e internacionais associadas a cada um dos elos da cadeia da logística de armazenamento e transporte. A expectativa UBM Brazil, responsável pela organização da feira, é de que 33 mil profissionais, em sua maioria representantes de embarcadores dos mais diversos setores da economia, armazéns, condomínios logísticos, operadores, tradings e empresas em geral participem do encontro.

Intermodal

Em 2018, a Intermodal South America chega à sua 24ª edição com o posicionamento de marca renovado. Com o slogan “O mundo em movimento”, o evento incorpora novos segmentos dentro da cadeia de logística. A mudança vem acompanhada de outras novidades:

A Intermodal, hoje o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, estreará em novo endereço, o São Paulo Expo, centro de eventos localizado às margens da rodovia Imigrantes.

É o mesmo espaço onde também foi realizada ano passado a Fenatran, outra grande feira da indústria do transporte, esta com o foco mais no rodoviário de cargas. Tradicionalmente realizado em abril, a atual edição da Intermodal foi antecipada para março.

A principal ferramenta para destacar a nova Intermodal será a incorporação no escopo de expositores empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística. A ideia é reunir aos visitantes uma oferta mais consistente e diversificada de soluções tecnológicas aplicadas ao completo gerenciamento da produção, armazenagem e distribuição dos mais diversos tipos de carga.

 

Maior abrangência

Na prática, entre as novidades da edição 2018, o evento contará com uma área exclusiva para empresas de TI, com soluções de tecnologia, softwares, segurança para logística, entre outros. E para demonstrar como as últimas novidades da indústria estão sendo aplicadas atualmente, serão promovidas visitas técnicas, para grupos de até 40 pessoas por vez, em algumas plantas e empresas parcerias do evento.

“Realizando a feira em março, conseguimos antecipar o ciclo de negócios na área de logística e ficamos melhor ajustados aos calendários nacional e internacional. Vamos incrementar a oferta existente na feira, pensando na demanda do mercado por soluções com tecnologias como: a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, blockchain e muito mais. Além disso, o novo local, São Paulo Expo, proporcionará aos nossos expositores e visitantes mais qualidade de acesso e estacionamento em um pavilhão moderno”, explica o diretor do portfólio de infraestrutura da UBM Brazil, Renan Joel.

A expectativa dos organizadores, assim como na edição anterior, é que a Intermodal atraia mais de 33 mil profissionais, em sua maioria representantes de embarcadores dos mais diversos setores da economia, armazéns, condomínios logísticos, operadores, tradings e empresas em geral.

Entre os expositores estão empresas nacionais e internacionais associadas a cada um dos elos da cadeia da logística de armazenamento e transporte, representantes dos mais diversos segmentos. Na última edição, o evento reuniu mais de 400 marcas de 22 países, como Argentina, Bélgica, China, Estados Unidos, Reino Unido.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta