17 de maio de 2022

Citroën Skate, a plataforma autônoma multiuso da montadora francesa

citroen skate

A Citroën criou um conceito de mobilidade urbana baseado em uma plataforma de mobilidade autônoma e elétrica. O conceito, batizado de Citroën Skate, permite a implementação de vários tipos de cápsulas (Pods) que podem ser configuradas para uma série de serviços de mobilidade urbana que vão desde transporte de passageiros sob demanda até entrega e coleta de mercadorias.

O Citroën Skate  é uma  solução de mobilidade urbana  capaz de percorrer todos os centros urbanos em  pistas protegidas. Autônomo, elétrico e carregável por indução, pode operar quase continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, carregando-se automaticamente quando necessário em bases de carregamento dedicadas.

Como plataforma de mobilidade universal,  pode ser usada para mover todos os tipos de cápsulas a uma velocidade máxima limitada a 25 km/h para garantir a segurança de todos os usuários. A velocidade pode ser configurada de acordo com a forma como as cápsulas são utilizadas para atender a demanda da forma mais eficaz possível.

A troca de cápsulas pode ser realizada em tempo recorde, transformado o skate de transporte de passageiros, por exemplo, em um veículo de entrega de mercadorias, em menos de 10 segundos.

Vários serviços podem ser imaginado – transporte de passageiros individual ou coletivo sob demanda, serviços ou ofertas de bens de consumo, em espaços públicos ou privados, como aeroportos, fábricas ou centros de convenções –, graças à sua  abordagem de código aberto, que permite a qualquer terceiro desenvolver uma cápsula compatível com as especificações técnicas do  Citroën Skate. Inúmeros serviços públicos que abrangem vários aspectos da vida quotidiana dos cidadãos poderão também estar envolvidos, incluindo, saúde e coleta de resíduos.

Outra inovação do Citroën Skate são seus revolucionários pneus esféricos Eagle 360 da Goodyear. O Eagle 360 incorpora pequenos motores elétricos que dão ao Skate total liberdade de movimento de 360°  para que ele possa viajar em qualquer direção, como um mouse de computador, girar no local e avançar nos menores espaços, sem se preocupar com uma direção específica de viagem.