Citroën apresenta sua visão de futuro com o 19_19 Concept

19_19 Concept

Para comemorar seus 100 anos, a Citroën vai apresentar em estreia mundial, nesta quinta-feira (16/05) em Paris, seu veículo 19_19 Concept, de formas futuristas que rompe com os padrões vigentes, mostrando uma visão de mobilidade não convencional.

Inspirado tanto no universo da aeronáutica como no de mobiliário de interiores, o 19_19 Concept possui formas afuniladas e futuristas.

À primeira vista, o 19_19 Concept se caracteriza por uma silhueta totalmente inédita, com seu design exterior podendo se decompor em várias camadas: uma cabine suspensa inteiramente envidraçada, rodas sobredimensionadas, uma subestrutura técnica que deixa aparente o modo de propulsão elétrica e as suspensões.

“O 19_19 Concept é a nossa visão para o futuro do automóvel, tecnológica, inovadora e preservando ao mesmo tempo os fundamentos que há 100 anos norteiam a Citroën: uma marca à escuta de seus clientes, que coloca o ser humano no centro de suas preocupações, fiel à sua assinatura “Inspired by You”. O design, a criatividade, a inovação estão e permanecerão no centro do DNA da Citroën. O 19_19 Concept é a demonstração disso,” informa Linda Jackson, Diretora Geral da Citroën.

19_19 Concept

Seu espaço interno é uma verdadeira sala de estar sobre rodas, com assentos individualizados que expressam, cada um a seu modo, uma visão do conforto. O 19_19 Concept também é inovador e futurista devido à sua tecnologia de condução autônoma que oferece ao motorista a possibilidade de delegar a condução ao veículo.

Apoiando-se na inteligência artificial, ele conta com um Assistente Pessoal integrado ao painel de instrumentos, que assume o controle do veículo nas fases de condução autônoma e interage com os passageiros graças a um sistema preditivo e proativo que antecipa as necessidades de cada um.

19_19 Concept

Graças ao grupo motopropulsor 100% elétrico o 19_19 Concept amplia o conforto a bordo pela ausência de ruídos e vibrações. Pensado para proporcionar uma condução cada vez mais serena e descontraída, o conceito pode ser recarregado por indução, parado ou em movimento quando houver infraestruturas compatíveis.

O 19_19 Concept acelera de 0 a 100 km/h em 5s e atinge uma velocidade máxima de 200 km/h. Com a ajuda de baterias de 100 kWh,  o grupo motopropulsor com  tração nas quatro rodas associa dois motores (um na frente e outro atrás), desenvolve um torque de 800 Nm, uma potência de 340 kW e dispõe de uma autonomia de 800 km de acordo com o protocolo WLTP, oferecendo uma liberdade de movimento sem restrições.

19_19 Concept

O 19_19 Concept conta com ainda com uma recarga ultrarrápida (600 km de autonomia recuperados em 20 minutos). Para recarregar com tranquilidade e sem cabo, o 19_19 Concept dispõe de uma recarga por indução que permite inclusive recarregar as baterias em movimento quando as infraestruturas rodoviárias forem adequadas. O 19_19 Concept é um veículo adaptado a todos os trajetos: um passeio no campo, férias nas montanhas ou um fim de semana na praia. Invertendo a tendência dos veículos elétricos com campo de ação limitado, o 19_19 Concept abre plenamente o leque de possibilidades.

A silhueta nada convencional do 19_19 Concept se assemelha à fuselagem de um avião e à bolha transparente de um helicóptero. Com um entre-eixos de 3,10 m o veículo acomoda um tapete de bateria de dimensões excepcionais. O design da cabine faz com que ela pareça suspensa sobre as 4 rodas, com as suspensões servindo de interface entre a cabine e as rodas. As suspensões são aparentes, exibidas no espaço interior.

Com curvas acentuadas, o interior do carro possui proporções inéditas e uma largura aumentada no espaço para os cotovelos e ombros, de modo a acolher os passageiros nas melhores condições. Com uma largura pronunciada, o design dessa bolha envidraçada inspirada na aeronáutica esboça de cada lado uma asa de avião, reforçando assim a impressão de robustez, de largura e aerodinâmica. Uma lateral na qual se integra um black panel na altura da porta dianteira, servindo de interface de boas-vindas quando se aproximam do veículo. O carro reconhece o condutor, o acolhe e interage com ele por meio do black panel inserido em cada porta, um verdadeiro assistente pessoal que permite transmitir mensagens gráficas animadas para ilustrar, por exemplo, a abertura e o travamento das portas.

RODAS DESENVOLVIDAS PELA GOODYEAR

 As rodas foram concebidas e desenvolvidas em parceria com a Goodyear, cujo monograma adorna cada pneu. Essas rodas sobredimensionadas de 30’’, com um diâmetro de 930 mm e dotadas de pneus 255/30 R30, exibem um design revolucionário e excepcional. As rodas estão fora dos padrões não apenas em termos de dimensões, como também de concepção, com tecnologias inovadoras e um design inspirado em engrenagens, elementos que estão na origem do logo da Citroën.

Enquanto uma roda convencional é constituída por um aro e um pneu, no 19_19 Concept a roda é híbrida. As equipes da Goodyear aceitaram o desafio de criar uma continuidade perfeita entre o pneu e o aro da roda, projetando o 19_19 Concept num mundo futurista em ruptura com os códigos automobilísticos convencionais, dando a impressão que o veículo se locomove sobre esferas independentes.

 Os pneus são preditivos, ou seja, eles sentem a estrada e as condições meteorológicas graças a um sistema de sensores inteligentes que subsidiam os sistemas de controle da condução autônoma, transmitindo diversas informações graças às quais o 19_19 Concept pode determinar o modo ideal de condução autônoma,  influindo sobre a velocidade, a frenagem, a aderência ao solo e a estabilidade. Os pneus foram projetados para isolar os ocupantes dos ruídos externos, em especial aqueles causados pela rodagem. Com uma textura porosa que absorve os choques e reduz os ruídos, tal como uma esponja natural, a banda de rodagem funciona como um filtro acolchoado entre a estrada e o espaço interno, atuando como um muro antirruído.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta