Cinco palestras inspiradoras do TED sobre a mobilidade e o futuro

palestras sobre mobilidade e futuro do TED

A divulgação de idéias, geralmente sob a forma de curtas palestras (18 minutos ou menos), onde se reúnem pensadores com propostas e idéias capazes de inspirar e incentivar a mudança de atitudes, vida e, talvez, o próprio mundo. Esse é o princípio básico que move a Technology, Entertainment and Design (TED), uma comunidade global que estimula e divulga conhecimento de todas as disciplinas e culturas.

O TED começou em 1984 como uma conferência em que a Tecnologia, o Entretenimento e o Design convergiram e hoje abrange quase todos os tópicos – de ciência a negócios, de tecnologia até questões globais – em mais de 100 idiomas.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Jaime Lerner, Miguel Nicolelis, Bill Gates, Bill Ford, Elon Musk e Thomas Piketty.

Como não poderia deixar de ser, selecionamos cinco conferências em sintonia com FutureTransport:

 

Como diretor da estratégia global de logística de saúde da UPS, Wanis Kabbaj encontra maneiras para as organizações transportarem seus medicamentos sensíveis à temperatura e biotecnologias de forma segura em todo o mundo. Por mais de 16 anos, os compromissos profissionais da Kabbaj sempre giraram em torno do transporte e da inovação. Alguns de seus empreendimentos envolveram ajudar a EADS Astrium a usar sua experiência em transporte espacial via satélite em mercados inesperados ou participar do lançamento global do Logan, um veículo revolucionário de baixo custo, que ajudou a Renault-Nissan a ter um crescimento surpreendente em mercados emergentes. Kabbaj é um cidadão de dupla nacionalidade – Marrocos e França – e viveu em quatro continentes. Experimentar transições culturais constantes ao longo de sua vida deu-lhe um gosto real por analisar problemas através de lentes não tradicionais e misturando disciplinas que normalmente são mantidas separadas.

 

 

Monica Araya é a fundadora e diretora da Costa Rica Limpia, um grupo cidadão que promove energia limpa. Costa Rica Limpia acompanha as promessas governamentais sobre questões-chave, tais como energia renovável e investimento em transportes públicos, e organiza consultas cidadãs para dar visibilidade às preferências das pessoas sobre esses temas. Araya também é fundadora da Nivela, um grupo internacional de liderança de pensamento sobre desenvolvimento e responsabilidade climática, combinando perspectivas seniores e milenares de economias emergentes. Depois de obter um mestrado em política econômica da Universidade Nacional de Costa Rica, Araya obteve um doutorado em gestão ambiental de Yale. O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês a nomeou “Personalidade do Futuro” em 2014.

 

 


O teórico global Parag Khanna viaja pelo mundo com os olhos abertos, vendo padrões emergentes do caos do mundo complexo de hoje. Em seu novo livro, Connectography: Mapeando o Futuro da Civilização Global, ele redesenhou a forma como a humanidade é organizada de acordo com linhas de infraestrutura e conectividade, em vez de nossas fronteiras políticas antiquadas. Na TED2016, ele apresentou mapas brilhantes da nossa civilização de rede global hiper-conectada.

 

 

Tshering Tobgay é o primeiro ministro do Butão. Democraticamente eleito, Tobgay continua a enfatizar o valor central da felicidade de seu país. O aclamado índice de “felicidade nacional bruta” do Butão prioriza o bem-estar sobre o crescimento financeiro. Mas Tobgay também procura resolver os grandes desafios do Butão: desemprego, pobreza, lacunas na educação e infraestrutura. Com uma base de otimismo, sua administração e a jovem democracia do país esperam se tornar um paradigma de estabilidade no mundo em desenvolvimento.

 

 

Enrique Peñalosa vê o transporte urbano não como uma questão de conveniência e economia, mas como uma questão de justiça, de igualdade para cada cidadão. Em sua própria cidade de Bogotá, na Colômbia, onde atuou como prefeito de 1998 a 2001 antes de ser eleito novamente em 2015, ele diz orgulhosamente que foram criadas mais de 350 km de ciclovias. Peñalosa trabalhou como consultor em estratégia urbana, assessorando funcionários em cidades de todo o mundo em como construir cidades sustentáveis ​​que não podem apenas sobreviver mas prosperar no futuro. Foi presidente do conselho de administração do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento, uma organização que promove o transporte sustentável e equitativo em todo o mundo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta