Chegam ao Chile 100 ônibus elétricos da BYD

O primeiro lote de 100 ônibus elétricos da BYD, das 183 unidades encomendadas pelo governo chileno, anunciada em junho, desembarcou no porto de San Antonio vindo da China.

Os ônibus BYD K9FE foram embarcados no porto de Shangai em 1º de julho e irão rodando de San Antonio até a capital chilena, onde serão integrados à frota que opera na Avenida Grecia, a única linha de ônibus totalmente eletrificada de todas as Américas.

100 ônibus elétricos da BYD

Após a chegada deste lote de ônibus elétricos, outras 83 unidades serão adicionadas em meados de agosto. Essas 183 unidades de ônibus elétricos vão se juntar aos 100 ônibus elétricos da BYD que a montadora chinesa e sua parceira local Enel trouxeram para Santiago em dezembro passado.

Com esta aquisição chilena, a BYD conquistou 60%  do mercado de ônibus elétrico de Santiago e criou a maior frota de ônibus elétricos na América Latina.

A ministra chilena dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, destacou que “a chegada desta nova frota de ônibus elétricos demonstra mais uma vez que o salto qualitativo no transporte público não mudará, assim como nosso compromisso de continuar elevando a qualidade da experiência de viagem das pessoas e, é claro, qualidade de vida. É uma transformação profunda e radical, incorporada nos próximos concursos que estamos promovendo”.

Com a chegada dos 100 ônibus elétricos da BYD, cerca de 6% da frota da capital é agora eletrificada e livre de emissões. Esses veículos de 12 metros, como os que já operam em Santiago, têm Wi-Fi, portas USB, acessibilidade universal para pessoas com mobilidade reduzida, câmeras e uma cabine separada para segurança do motorista, bem como assentos acolchoados e andares baixos.

O Chile está dando um passo significativo para aumentar a mobilidade elétrica na América Latina. O último lote de ônibus elétricos resultará em um total de 411 ônibus elétricos puros na capital chilena. Com isso, Santiago se tornará a cidade com a maior frota de ônibus elétricos fora da China.

Os ônibus elétricos BYD oferecem capacidade para 38 passageiros. Além disso, eles vêm equipados com tecnologia de ponta da bateria da BYD e muitos recursos como Wi-Fi e portas USB. Com uma única carga, esses ônibus podem rodar até 250 km.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta