Embarcar em um voo sem precisar digitar uma série de informações pessoais para realizar o check-in tornou-se um dos diferenciais para os passageiros da Gol Linhas Aéreas que há um ano começou a oferecer o “Selfie Check-in”, feito por reconhecimento facial diretamente no celular. O recurso está disponível para voos domésticos e internacionais da companhia desde junho de 2017 e, neste primeiro ano, foram realizados quase 1 milhão de check-ins com leitura biométrica, com cerca de 500 mil cadastros de clientes.
Para os passageiros, a principal vantagem da biometria facial é a agilidade do processo da viagem e otimização do tempo, basta olhar para a câmera do celular, ou do tablet, para realizar o check-in, sem necessidade de inserir dados da reserva. Para usar o recurso é preciso baixar o aplicativo Gol no smartphone, ou no tablet, e tirar uma selfie para cadastrar a biometria facial, sem necessidade de inclusão de qualquer outra informação, nem mesmo o localizador da viagem. A partir do cadastro, o check-in poderá ser feito no aplicativo apenas com o reconhecimento facial.
Além disso, o sistema evita repetições de processos nas próximas viagens, porque nos voos seguintes o check-in pode ser feito diretamente no aplicativo, apenas com o reconhecimento facial.
A ferramenta garante 99% de precisão no reconhecimento biométrico individual a partir de 1.024 pontos da face, em menos de um segundo.
Para a Gol, além de oferecer mais uma opção de check-in a seus clientes, a companhia consegue maior eficiência nas filas dos aeroportos e possibilita que seus colaboradores estejam mais disponíveis para atender aos clientes que precisam de atendimento humano.
O “Selfie Check-in” foi implementado pela área de TI da Gol em parceria com a FullFace Biometric Solutions, empresa que disponibilizou a tecnologia de reconhecimento facial. A FullFace é uma empresa especializada em identificação de pessoas e desenvolveu uma tecnologia de fácil integração com hardware e software, que facilita processos de autenticação biométrica facial web e mobile, com tecnologia inovadora e algoritmo próprio.
“O Selfie Check-in reforça o novo momento da Gol, que tem entre seus objetivos valorizar o tempo das pessoas, com serviços que ofereçam ainda mais agilidade e praticidade, reconhecendo o cliente como foco central de nosso negócio. Mais do que seguir tendências, inovamos para entregar valor aos nossos clientes por meio da tecnologia. Queremos facilitar esse processo em que geralmente nossos clientes precisam recorrer a e-mails, documentos impressos, anotações para obter o código localizador, e excluir etapas padrões que sempre obrigam o cliente a inserir continuamente as mesmas informações”, explica Paulo Palaia, diretor de TI da Gol.
Palaia destaca que “faz parte do DNA da Gol investir constantemente em produtos e serviços que ofereçam soluções inteligentes e tecnológicas para trazer benefícios aos clientes, tornando o processo de viagem cada vez mais simples”. Ele diz que, para isso, a companhia conta com uma equipe altamente treinada, que aprimora todas as facilidades oferecidas pela empresa, além de agilizar processos internos para a implantação dos recursos e promover a redução da contratação de serviços terceirizados.
Além do aplicativo para celular, os passageiros da Gol continuam com a opção de realizar o check-in convencional por diferentes canais como computador, tablet e celular. A companhia ainda oferece a possibilidade do check-in via Twitter, que funciona por meio de troca de mensagens privadas (DMs), feitas por um Bot (robô digital).
Atualmente, a Gol opera 700 voos diários para 65 destinos do Brasil, América do Sul, Caribe e, em breve, deve começar a operar nos Estados Unidos. Tem uma frota padronizada de 119 aeronaves Boeing 737.
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