17 de maio de 2022

CCY-01, um drone de aparência incomum

drone CCY-01

A austríaca Cyclotech fez uma parceria com a Yamato, uma das maiores empresas de entrega do Japão, para produzir um drone de entrega de capacidade média de aparência única, usando o sistema de propulsão de vetor de empuxo de 360° da Cyclotech denominada CycloRotors.

A aeronave de carga eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) não tripulável, batizada de CCY01, é capaz de pouso de precisão em áreas confinadas além de lidar com ventos em condições desafiadoras, características-chave para operações logísticas em aéreas urbanas.

O corpo do CCY-01, de formato exclusivo, foi projetado para aceitar um “Pod Unit for Parcel Air-Transportation” – PUPA (Unidade para transporte aéreo de encomendas, em português.

O PUPA701, unidade a ser carregada no drone, faz parte da família PUPA de cápsulas de carga destacáveis e compatíveis para serem transportados por aeronaves eVTOL ou outros veículos aéreos avançados, desenvolvido pela Yamato. Nos últimos anos, a Yamato investiu em P&D para criar um sistema eVTOL de carga que seja altamente viável e capaz de ser integrados aos sistemas existentes.

Os CycloRotors são baseados no mesmo princípio do Voith-Schneider-Propeller, aplicado com sucesso há décadas em navios altamente ágeis e estáveis na indústria naval. Com design compacto, o CCY-01 possui um controle direto e instantâneo de direção do empuxo, o que lhe permite uma transição de manobras, entre pairar e voar para frente, com agilidade e precisão.

De tamanho compacto, é estável em tempo ventoso e é capaz de pouso em áreas confinadas de 5 m de diâmetro e de transportar 45 kg carga útil a uma distância de 40 km, atingindo uma velocidade de até 130 km/h.

O design apresenta uma configuração de sistema de propulsão elétrica distribuída e alimentada por bateria com seis geradores de empuxo omnidirecionais garantindo segurança em voo e durante a tomada de decolagem e pouso, bem como estabilidade em ventos cruzados de até 18 m/s. Seu design compacto de apenas 2,7 x 2,5 m de área quadrada oferece acesso desobstruído e ergonômico ao compartimento PUPA701.

Todas as operações podem ser realizadas de um lado, seja carregando ou descarregando a carga útil com rapidez, segurança e manuseio ergonômico, minimizando os riscos para o operador ou o veículo, diminuindo o tempo de resposta e operação logística, o que é ideal para entregas de última milha.

O CCY-01, por enquanto, é apenas um drone conceitual e um estudo de viabilidade neste momento. A Cyclotech o projetou e o executou por meio de uma “Ferramenta de desempenho de voo” para otimização.

A Yamato, fundada em 1919, é o maior e principal fornecedor de entrega de encomendas no Japão. yamato-hd.co.jp/english/

A CycloTech GmbH é a empresa de sistemas de propulsão de aviação baseados no princípio Voith-Schneider. www.cyclotech.at