13 de dezembro de 2024

Carro elétrico bate recorde mundial de maior autonomia

recorde mundial de maior autonomia

Estudantes da Universidade Técnica de Munique (TUM) desenvolveram o carro elétrico de maior autonomia do mundo. A equipe dirigiu mais de 2.573 quilômetros com uma única carga de bateria. Como parte da feira IAA Mobility. O teste durou seis dias inteiros, durante os quais a equipe dormiu em macas em um hangar de aviões.

Em busca do recorde mundial do Guinness, a iniciativa estudantil modificou o “muc022”, que a equipe já utilizava para participar de competições de carros elétricos eficientes. Concentrando-se principalmente no design aerodinâmico e na construção leve, os jovens engenheiros instalaram uma bateria maior com uma potência de 15,5 quilowatts-hora para elevar o veículo à categoria de recorde mundial.

recorde mundial de maior autonomia

A marca a bater foi fixada pelo anterior recordista em 1.608,54 quilômetros. A equipe do TUM conseguiu percorrer essa distância em apenas quatro dias. Mas como a bateria do muc022 ainda não estava vazia, a equipe continuou em frente. Ao final da viagem, após 99 horas de estrada o hodômetro marcava 2.573,79 quilômetros. Em termos de energia, o resultado também significa que a equipe do TUfast Eco consumiu apenas 0,6 quilowatt-hora para dirigir 100 quilômetros. A título de comparação: Os veículos de série extremamente econômicos consomem aproximadamente 13 kWh por 100 quilômetros.


Veja também: Eco-Runner, movido a hidrogênio, quebra recorde mundial


Além das tentativas de quebra do recorde mundial de maior autonomia, a equipe TUfast Eco participa regularmente de competições internacionais, como a Shell Eco Marathon onde  o grupo põe à prova seus conhecimentos com equipes de outras universidades em diversas disciplinas. Aqui, entre outras coisas, as possibilidades de condução autônoma desempenham um certo papel. “Inúmeras horas de trabalho além de nossos estudos foram dedicadas à preparação para o recorde. Isso nos deixa ainda mais felizes por agora determos o recorde mundial de maior autonomia. O muc022 já havia conseguido diversas competições e agora esta é a maior conquista. Nosso obrigado a todos que nos apoiaram”, foi a declaração da equipe do TUfast Eco.