Um super trem que flutua sobre trilhos com levitação magnética, viajando por um tubo despressurizado a mais de 1.200 quilômetros por hora – isto equivale a percorrer a distância entre São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, em apenas 30 minutos –, este é o projeto que a startup canadense TransPod, com sede em Toronto, Canadá, pretende construir no sudoeste de Ontário, entre as cidades de Toronto e Windsor.
O Hyperloop é uma solução composta por cápsulas que se movimentam sem atrito e em alta velocidade, por levitação passiva magnética, dentro de um tubo.
A proposta é que elas substituam os trens de alta velocidade, cujo uso exige a eletrificação de todo o trilho, resultando em altos custos com energia e manutenção.
A construção de um sistema hyperloop no Canadá custará metade do custo projetado de uma linha ferroviária de alta velocidade (HSR) ao longo da mesma rota, oferecendo transporte mais rápido e eficiente para passageiros e carga, em mais de quatro vezes a velocidade máxima do HSR.
O objetivo da TransPod é interromper e redefinir o transporte comercial entre as principais cidades dos mercados desenvolvidos e emergentes. A startup foi fundada em 2015 para construir o principal sistema de transporte tubular do mundo (a Linha TransPod) para conectar pessoas, cidades e empresas com transporte de alta velocidade acessível e ambientalmente sustentável.
A TransPod também apresentou o FluxJet, um veículo totalmente elétrico e pode ser considerado um híbrido entre uma aeronave e um trem, apresenta avanços tecnológicos na transmissão de energia sem contato e um novo campo da física chamado fluxo de vigilância.
O FluxJet operará exclusivamente na TransPod Line, um sistema de rede com estações em locais chave e grandes cidades, com partidas de alta frequência projetadas para permitir viagens rápidas, econômicas e seguras.
Recentemente, a TransPod confirmou um financiamento de US$ 550 milhões nos EUA e anunciou a próxima fase de um projeto de infraestrutura de US$ 18 bilhões nos EUA para construir a Linha TransPod para conectar as cidades de Calgary e Edmonton em Alberta, Canadá.
Os trabalhos preliminares de construção, incluindo a avaliação do impacto ambiental, já começaram.
Quando a Linha hyperloop no Canadá estiver em operação, custará aos passageiros aproximadamente 44% menos do que uma passagem de avião para percorrer o corredor e reduzir as emissões de CO2 em 636 mil toneladas por ano.
Sebastien Gendron, cofundador e CEO da TransPod, disse que “todo o trabalho duro nos últimos anos levou a este momento marcante em que a conversa está se tornando uma realidade. A tecnologia é comprovada e temos a confiança de investidores, governos e parceiros para continuar avançando para redefinir o transporte de forma eficaz.”
“Este marco é um grande avanço”, acrescenta Ryan Janzen, cofundador e CTO da TransPod. “O FluxJet está em um nexo de pesquisa científica, desenvolvimento industrial e infraestrutura massiva para atender às necessidades dos passageiros e reduzir nossa dependência de jatos e rodovias com combustíveis fósseis.”