15 de agosto de 2022

Canadá avança em projeto de construção de suas primeiras linhas de hyperloop

Hyperloop TransPod no Canadá

Um super trem que flutua sobre trilhos com levitação magnética, viajando por um tubo despressurizado a mais de 1.200 quilômetros por hora –  isto equivale a percorrer a distância entre São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, em apenas 30 minutos –, este é o projeto que a startup canadense TransPod, com sede em Toronto, Canadá, pretende construir no sudoeste de Ontário, entre as cidades de Toronto e Windsor.

O Hyperloop é uma solução composta por cápsulas que se movimentam sem atrito e em alta velocidade, por levitação passiva magnética, dentro de um tubo.

Hyperloop TransPod Canadá

A proposta é que elas substituam os trens de alta velocidade, cujo uso exige a eletrificação de todo o trilho, resultando em altos custos com energia e manutenção.

A construção de um sistema hyperloop no Canadá custará metade do custo projetado de uma linha ferroviária de alta velocidade (HSR) ao longo da mesma rota, oferecendo transporte mais rápido e eficiente para passageiros e carga, em mais de quatro vezes a velocidade máxima do HSR.

O objetivo da TransPod é interromper e redefinir o transporte comercial entre as principais cidades dos mercados desenvolvidos e emergentes. A startup foi fundada em 2015 para construir o principal sistema de transporte tubular do mundo (a Linha TransPod) para conectar pessoas, cidades e empresas com transporte de alta velocidade acessível e ambientalmente sustentável.

Hyperloop TransPod Canadá
Além da linha entre as cidades de Toronto e Windsor, a TransPod começou os trabalhos preliminares de construção para conectar as cidades de Calgary e Edmonton em Alberta, também no Canadá

A TransPod também apresentou o FluxJet, um veículo totalmente elétrico e pode ser considerado um híbrido entre uma aeronave e um trem, apresenta avanços tecnológicos na transmissão de energia sem contato e um novo campo da física chamado fluxo de vigilância.

O FluxJet operará exclusivamente na TransPod Line, um sistema de rede com estações em locais chave e grandes cidades, com partidas de alta frequência projetadas para permitir viagens rápidas, econômicas e seguras.

Recentemente, a TransPod confirmou um financiamento de US$ 550 milhões nos EUA  e anunciou a próxima fase de um projeto de infraestrutura de US$ 18 bilhões nos EUA para construir a Linha TransPod para conectar as cidades de Calgary e Edmonton em Alberta, Canadá.

Os trabalhos preliminares de construção, incluindo a avaliação do impacto ambiental, já começaram.

Hyperloop TransPod Canadá

Quando a Linha hyperloop no Canadá estiver em operação, custará aos passageiros aproximadamente 44% menos do que uma passagem de avião para percorrer o corredor e reduzir as emissões de CO2 em 636 mil toneladas por ano.

Sebastien Gendron, cofundador e CEO da TransPod, disse que “todo o trabalho duro nos últimos anos levou a este momento marcante em que a conversa está se tornando uma realidade. A tecnologia é comprovada e temos a confiança de investidores, governos e parceiros para continuar avançando para redefinir o transporte de forma eficaz.”

“Este marco é um grande avanço”, acrescenta Ryan Janzen, cofundador e CTO da TransPod. “O FluxJet está em um nexo de pesquisa científica, desenvolvimento industrial e infraestrutura massiva para atender às necessidades dos passageiros e reduzir nossa dependência de jatos e rodovias com combustíveis fósseis.”