Caminhões autônomos da Volvo operam como serviço da montadora na Noruega

caminhões autônomos Volvo

A viabilidade comercial dos veículos autônomos está se tornando uma realidade, não como produto em si, mas como um serviço oferecido pela montadora. Em vez de comprar caminhões autônomos o cliente está adquirindo uma solução para o transporte entre dois pontos.  

A solução desenvolvida para a Brønnøy Kalk AS, uma das mais importantes mineradoras da Noruega, consiste no transporte de calcário por seis caminhões autônomos em um trecho de cinco quilômetros. Os veículos vão transitar por meio de túneis entre a mina e o triturador. Vários testes foram realizados com sucesso ao longo de 2018. A solução estará totalmente operacional até o fim de 2019. (Veja o vídeo ao final da matéria)

caminhões autônomos Volvo

 “Estamos desenvolvendo soluções com o nível de automação adequado à necessidade específica de cada cliente. No Brasil, já há caminhões Volvo com tecnologia autônoma na colheita de cana-de-açúcar. Agora, com esta nova inciativa na Noruega, na aplicação de mineração, a Volvo vai aos poucos tornando a tecnologia de caminhões autônomos uma realidade comercial. O objetivo inicial é dar apoio aos motoristas em operações repetitivas, cansativas ou de risco, em áreas confinadas, sem trânsito aberto de outros veículos ou pedestres”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

 Solução comercial por tonelada

 O contrato na Noruega segue outros projetos bem-sucedidos recentes de automação com caminhões Volvo, na mineração, colheita de cana-de-açúcar e coleta de lixo. Mesmo assim, esta solução comercial representa um passo importante para a Volvo Trucks.

Segundo o acordo, o cliente contrata um serviço de transporte e paga por tonelada entregue.

caminhões autônomos Volvo

“Este é um passo importante para nós”, ressalta Raymond Langfjord, diretor administrativo da mina. “A concorrência no setor é alta. Buscamos sempre aumentar nossa eficiência e produtividade e temos uma visão clara do aproveitamento de novas oportunidades em tecnologia e soluções digitais. Procuramos um parceiro confiável e inovador que compartilhe nosso foco em sustentabilidade e segurança. Com os autônomos, nossa competitividade aumentará muito”, acredita. 

“Temos orgulho de apresentar uma solução autônoma que resolverá os desafios de nossos clientes em segurança, confiança e rentabilidade”, afirma Claes Nilsson, presidente mundial da Volvo Trucks. As necessidades globais de transporte estão mudando continuamente em um ritmo muito rápido. A indústria está exigindo soluções novas e avançadas. Nosso objetivo é liderar o desenvolvimento de produtos e serviços para responder a essas demandas”, continua Claes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta