BYD vende 379 ônibus elétricos para sistema TransMilênio

transmilênio

A BYD anunciou o fornecimento à capital colombiana de Bogotá, de  uma frota de 379 ônibus elétricos, em um acordo firmado pela autoridade de transporte em massa TransMilenio da capital. Os veículos, que começarão a operar em setembro de 2020, fará de Bogotá a cidade com a maior frota de ônibus elétricos do continente e uma das maiores do mundo. Juntamente com os 64 ônibus elétricos de Medellín, a Colômbia terá um total de 443 ônibus elétricos BYD.

Os ônibus serão fabricados inteiramente pela BYD e operarão no Sistema Integrado de Transporte Público – SITP, com as cidades de Usme e Fontibón a serem as primeiras a desfrutar da tecnologia de ônibus elétrico de ponta da empresa.

BYD transmilênio
Enrique Peñalosa, prefeito de Bogotá e Maria Consuelo Araujo, gerente geral da TransMilenio (centro)

“Com a chegada de ônibus elétricos de emissão zero ao SITP, realizamos o sonho que esse governo havia proposto, e para o qual trabalhamos duro, para oferecer à cidade um melhor serviço de transporte público, com tecnologia de última geração. arte e fácil de usar ”, disse María Consuelo Araujo, gerente geral da TransMilenio SA.

“O Grupo Somos tem mais de 50 anos de experiência em transporte de passageiros em Bogotá e 20 anos no sistema TransMilenio. Para nós, a operação de ônibus elétricos é um grande desafio e acreditamos que trará grandes benefícios a todos os cidadãos de Bogotá” disse Enrique Wolf, gerente geral do Grupo Somos. “A BYD demonstrou grande interesse no mercado latino-americano e colombiano e foi parte essencial de nossa decisão de ingressar neste negócio, dando-nos a confiança e solidez necessárias para apoiar um processo tão importante.” Somos Group é um dos locais operadores de ônibus que operam ônibus elétricos da BYD.

“A oferta bem-sucedida da BYD de fornecer 379 ônibus hoje é uma grande conquista para Bogotá e TransMilenio, que lideram a mudança global para um transporte mais limpo e sustentável”, disse Lara Zhang, gerente nacional da BYD Colômbia. “Mais importante, esses ônibus elétricos produzem zero emissões e são ecologicamente corretos, trazendo melhor qualidade do ar e melhores condições de vida para a população local. Hoje é um marco importante na história dos transportes de Bogotá, e todos os residentes de Bogotá devem se orgulhar de fazer parte da grande transição para a eletricidade.”

Estima-se que, em seu primeiro ano de operação, essa frota deixe de emitir 21.900 toneladas de CO2 e 526 kg de partículas poluentes PM 2,5. Também será 60% mais barato operar esses ônibus, comparado aos ônibus tradicionais movidos a diesel.

As soluções de transporte de emissão zero da BYD ganharam terreno na América Latina e agora atendem com sucesso mercados em muitos outros países da região, incluindo Equador, Chile, Brasil, Peru, Panamá, Uruguai e Argentina, que se juntam às nações do mundo apostando em sistemas de transporte público mais ecológicos e eletrificados para ajudar a combater as mudanças climáticas. Globalmente, ônibus, táxis e outros veículos elétricos da BYD estão presentes em mais de 300 cidades, 50 países e regiões.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta