BYD fornecerá a maior frota de ônibus elétricos da Colômbia

BYD fornecerá à cidade de Medellín 64 ônibus

A BYD venceu licitação para fornecer à cidade colombiana de Medellín, 64 ônibus 100% elétricos, preparando o terreno para o que será a maior frota de ônibus elétricos na Colômbia e a segunda maior frota da América Latina.

A BYD competiu com três outras fabricantes de ônibus elétricos antes de vencer a licitação com a operadora local Metroplús (Sistema BRT). Os ônibus 100% elétricos BYD K9G, de 12,5 metros, serão entregues no segundo semestre de 2019, acelerando os esforços de Medellín para se tornar a capital da mobilidade elétrica na América Latina.

“Vamos tornar Medellín a capital da mobilidade elétrica na América Latina. A licitação dos ônibus elétricos está pronta para Metroplús e a cidade. Teremos 64 ônibus elétricos operando em agosto, tornando esta a maior frota de ônibus elétricos do país”, disse o prefeito Federico Guyiérrez. “Estamos trabalhando com as outras cidades do C40 na luta contra a mudança climática” o prefeito completou fazendo referência ao C40 Cities, um grupo de liderança climática que conecta 90 das maiores cidades no combate às mudanças climáticas do qual Medellín é membro.

A frota será capaz de cobrir mais de 300km por dia, com capacidade para 80 passageiros. Os ônibus exigirão menos de duas horas de recarga diária e haverá pontos de recarga em diferentes áreas da cidade que servirão de apoio para a operação.

A Metroplús comprou, já em 2017, o primeiro ônibus elétrico BYD K11, de 18 metros, da cidade. O ônibus articulado obteve excelentes resultados durante sua operação, nos últimos nove meses, cobrindo mais de 50 mil quilômetros. Além disso, gerou economia de custos de 60% e, também, economia em custos de manutenção de 75%, em comparação à ônibus articulados padrão movidos a diesel. O BYD K11 percorreu mais de 5.800 quilômetros por mês, muito superior à quilometragem diária requerida. A Metroplús escolheu a BYD novamente devido à excelente performance econômica e às grandes distâncias alcançadas.

BYD na Colômbia

Olhando para o desenvolvimento da BYD na Colômbia, não é difícil ver que os sonhos verdes de ambos são altamente compatíveis. Em setembro de 2013, a maior frota de táxis totalmente elétricos da América Latina, formada com 45 BYD e6, entrou oficialmente em operação nas ruas de Bogotá. Em setembro de 2015, um ônibus elétrico da BYD foi encomendado pelo Aeroporto Internacional El Dorado, de Bogotá e, em dezembro de 2015, outro ônibus elétrico da BYD entrou no sistema de trânsito SITP em Bogotá, tornando-se o primeiro ônibus 100% elétrico no setor de ônibus do país. De 2016 a 2017, foram entregues dois ônibus BYD K7 à EPM, companhia do setor energético de Medellín. A operação de dois anos obteve reação positiva. Além do mais, em abril de 2017, a BYD assinou um acordo com a Localiza, Colômbia, para entregar sete táxis BYD e6, totalizando 80 táxis 100% elétricos na Colômbia.

A BYD também tem sentido demanda crescente por suas soluções de transporte público ecológico na América Latina. Em novembro de 2018, a empresa recebeu do Equador uma encomenda de 20 ônibus elétricos e, um mês mais tarde, ajudou o governo chileno a inaugurar uma frota de 100 ônibus 100% elétricos – a maior frota regional de ônibus 100% elétricos – em Santiago, capital do Chile.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta