Bosch e Nikola Motors anunciam parceria por caminhões elétricos

Bosch e Nikola Motors

A Bosch e a Nikola Motors Company – empresa americana fabricante de caminhões híbridos e elétricos –, anunciaram parceria no desenvolvimento de uma linha de caminhões dual-motor – hidrogênio-elétrico.

Os modelos Nikola One e Nikola Two, com previsão de lançamento para 2021, serão equipados com o sistema eAxle da Bosch – um plataforma modular que une motor elétrico e transmissão. A Bosch também desenvolverá os sistemas de segurança e sistemas eletrônicos de controle do veículo.

“A Bosch é uma incubadora de soluções de eletromobilidade e está acelerando o desenvolvimento para alcançar avanços rápidos no mercado”, disse Markus Heyn, membro do Conselho de Administração da Bosch, responsável pelas áreas de vendas e marketing de equipamento original da empresa.

O eAxle desenvolvido pela Bosch é uma plataforma modular e escalável com o motor e transmissão em uma unidade compacta. Isso faz com que o conjunto possa ser adequado para veículos de todos os tipos, desde pequenos automóveis de passageiros até caminhões leves.

Na corrida pela eletrificação de veículos de carga, a Cummins já havia revelado, em agosto, o Aeos, um caminhão completamente elétrico, com capacidade para 20 toneladas de carga. Com um conjunto de baterias com um total de 140 kWh, o Aeos tem uma autonomia de 160 quilômetros, própria para operações urbanas de curto alcance.

A Mercedes-Benz também anunciou o lançamento global do FUSO eCanter, o primeiro caminhão leve elétrico produzido em série no mundo, que será entregue aos clientes a partir deste ano nos EUA, Europa e Japão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta