O protótipo BladeGlider da Nissan, fez sua primeira aparição pública na Europa, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, que acontenceu neste último fim de semana.
Após dois anos de trabalho nas áreas de design, engenharia e desenvolvimento, o Nissan BladeGlider evoluiu para um estudo em escala real com foco no potencial de performance de um veículo elétrico avançado.
Os modelos de demonstração apresentam uma configuração avançada de chassi, com uma bitola dianteira mais estreita e bitola traseira mais larga, para melhorar a eficiência aerodinâmica e estabilidade.
Com uma cintura de carroceria alta, as portas com abertura invertida oferecem uma forma diferente de entrar e sair da cabine. O teto aberto é reforçado por uma estrutura integrada de proteção anticapotagem, oferecendo as sensações de dirigir de um carro de corrida com cockpit aberto e a segurança de um cupê.
Os controles embutidos na direção do BladeGlider alimentam os sistemas exibidos em um display avançado, como velocidade, status da carga da bateria, além do modo de regeneração e mapeamento do torque. No meio dos dois mostradores centrais estão localizadas duas telas, que apresentam imagens das câmeras de ré embutidas logo atrás das rodas dianteiras. Oferecendo uma alternativa aos espelhos retrovisores embutidos nas portas, este projeto constituído por duas telas melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider.
O motorista se posiciona na dianteira da carroceria triangular, um pouco à frente dos dois passageiros, que contam com um excelente espaço para as pernas. Todos os ocupantes têm uma visão panorâmica, graças ao para-brisa contínuo que permite uma visão sem obstáculos.
A propulsão é 100% elétrica, tem motor fornecido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto do BladeGlider, a inglesa Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos modelos de demonstração ultrapassa os 190 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h feita em menos de 5 segundos. A tração traseira fica a cargo de dois motores elétricos de 130 kW – um para cada roda.
O sistema apresenta vetorização do torque, que controla o torque fornecido às rodas motrizes, aumentando ainda mais o controle da condução. Por meio da vetorização do torque, se o carro sofrer subesterço, o sistema automaticamente manda mais torque para a roda externa, para restabelecer o equilíbrio da condução.
Projetados para melhorar – e não controlar – a experiência de condução, os sistemas de vetorização do torque apresentam três opções de configuração: desligado (off), ágil (agile) e modo derrapagem (drift).
A potência é fornecida por uma bateria de íons de lítio de cinco módulos, de 220 kW. Sistemas customizados são capazes de resfriar tanto a bateria como os motores elétricos.
O interior do BladeGlider reflete as intenções esportivas do veículo, com cintos de segurança de quatro pontos para cada ocupante. Já os bancos oferecem suporte excepcional para a lateral do corpo e as pernas, tanto do motorista como dos passageiros. Os bancos são revestidos com tecido misto altamente suave ao toque, que combina resina epóxi e tecido, resultando em um material ao mesmo tempo resistente e aderente, que proporciona o efeito de manter os ocupantes firmes e seguros em seus lugares, de forma confortável.
Duas opções de cores para os revestimentos estão disponíveis – Verde Cyber e Laranja Furtivo. Estas cores são utilizadas nas partes superiores dos encostos dos bancos, emolduradas por um material reflexivo prateado, criando um visual esportivo e atraente. Já a base dos bancos apresenta um material com padronagem na cor preta, com uma faixa na cor verde ou laranja, arrematando o assento.
O Festival de Goodwood
Goodwood, com seu circuito de corridas construído em 1948, está localizado numa área de 4,86 mil hectares, em Sussex, a 64 quilômetros de Londres. Desde 1993 acontece o Festival de Velocidade que reúne pilotos famosos e os carros de competição mais importantes do mundo.
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